sábado, agosto 19, 2006

SENADOR DEBATE CONJUNTURA COM UNIVERSITÁRIOS, EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS DE MARINGÁ

O candidato à reeleição, senador Alvaro Dias (PSDB/PR), fez campanha, nesta sexta-feira (18/08), em Maringá. O primeiro compromisso foi uma palestra no Centro Universitário de Maringá (Cesumar) para 300 alunos e funcionários da universidade. Para uma platéia politizada e interessada nas mudanças de rumo do País com o processo eleitoral, o senador falou sobre os escândalos de corrupção e o sentimento de indignação que tem varrido o Brasil nos últimos meses.
Acompanhado do primeiro suplente na chapa, o reitor da Cesumar Wilson Matos, Alvaro, que também é professor, explicou para a comunidade acadêmica o papel das CPIs e o julgamento que se espera na hora da eleição: "Esta é a eleição da mudança. É hora de separar o joio do trigo e escolher aqueles que, mesmo contrariando interesses, enfrentaram os poderosos da corrupção". O senador lembrou grandes conquistas, realizadas por ele na educação, como o estabelecimento da gratuidade do ensino nas universidades estaduais e a mudança no repasse do salário educação, que passou a ir direto para os municípios, eliminando a burocracia e provocando ganhos de até 120 %. "Ação parlamentar é isso e não apresentar emendas para comprar ambulâncias superfaturadas", disse.
Alvaro também respondeu a perguntas dos estudantes e defendeu a qualidade do ensino: "O ensino privado foi ampliado e hoje temos mais jovens nas universidades, mas precisamos garantir a qualidade e não só inaugurarmos fábricas de diplomas. As universidades precisam ser instituições formadoras e estimular os jovens a pensar. Por isso também apresentei projeto, já aprovado no Senado, para tornar obrigatório o ensino da filosofia e da sociologia".

Associação Comercial
A conjuntura política também foi tema de debate com empresários da Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM). Alvaro Dias recebeu um documento com propostas do empresariado e disse que o Brasil só voltará a crescer quando a corrupção e a incompetência administrativa forem combatidas: "Segundo a Transparência Internacional, se não fosse a corrupção o Brasil seria 70% mais rico. Temos que continuar trabalhando para combater a corrupção, que rouba as oportunidades do País". Alvaro participou de um almoço oferecido pela diretoria da ACIM e disse que há muito a ser feito pelo Brasil: "Além das reformas política e tributária, temos que garantir mais investimentos para o País, principalmente em infra-estrutura".

Amuseg
O senador participou ainda, na prefeitura de Maringá, de um encontro com prefeitos e diretores da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEG) e defendeu recompensas para os municípios: "Os municípios são muito importantes e precisam ser recompensados, pois tiveram mais encargos ao se enquadrarem na Lei de Responsabilidade Fiscal. Continuamos defendendo o aumento de 1% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios. Este é um compromisso que temos que assumir".

Nenhum comentário: