terça-feira, agosto 22, 2006

O MAIS INTELIGENTE

PRIMEIRÍSSIMO MUNDO
A partir de agora, com razão, muita gente vai querer desembarcar no Japão e, quem sabe, ficar por lá definitivamente. Acordem: o Japão vai transferir à iniciativa privada a prestação dos serviços públicos que até então vinham sendo feitos pelo governo. Além de ser um país exemplar, de primeiro mundo, ao tomar atitudes como estas vai se distinguir como o mais inteligente de todos.
MARAVILHA
Vejam só a maravilha: no mês passado o governo japonês aprovou uma lei que transfere para o setor privado todos os serviços públicos. Gente, isto era tudo o que faltava para a diminuição efetiva do desperdício do dinheiro público. E acabar de vez com o corporativismo que vem matando os contribuintes e azucrinando a vida de todos os cidadãos.
VISTO DE PERMANÊNCIA
Um dos primeiros serviços a ser transferido para a iniciativa privada é a cobrança de contribuições para aposentadoria. Em seguida os registros de nascimento, casamento e óbitos. Tudo para começar a funcionar já em 2007. Infelizmente, jamais adotaremos o mesmo procedimento. Nem que mostre ser o caminho mais correto e o que dá melhores frutos. Portanto, quem gosta de coisa inteligente que trate de obter um visto para ficar morando no Japão. Já.
NÃO É PRIVATIZAÇÃO
O acompanhamento das decisões inteligentes tomadas pelos nipônicos, mesmo para quem nunca vai adotá-las é imprescindível. Os japoneses, com razão, fazem questão de dizer que não se trata de privatização dos serviços. Continuam sendo públicos, mas serão prestados pela iniciativa privada na forma de concessões por prazos e remuneração definidas.
QUEM USA PAGA!
Aliás, no caso de rodovias pedagiadas é assim que funciona. Aqui e em qualquer país. E muita gente que não pensa prefere dizer que as rodovias, cujos trechos são mantidos pela iniciativa privada, foram privatizadas. Pura bobagem. A pergunta que se impões é: você acha justo que o povo todo pague para que alguns usem as estradas? Ou você já entendeu, definitivamente, que justo é pagar pelo uso? Afinal é assim que acontece nos restaurantes, postos de gasolina, cafés e lojas em geral. Os espertos é que gostam de debitar para o povo aquilo que eles consomem.

Nenhum comentário: