segunda-feira, agosto 07, 2006

Pesquisas apontam crescimento constante de Geraldo

Sai da minha cola Geraldo

Geraldo Alckmin segue em sua rota de crescimento nas intenções de votos. Seu desempenho cresce nos quesitos votos espontâneos e de menor índice de rejeição. É imbatível entre eleitores de maior escolaridade. E a propaganda eleitoral ainda nem começou.
Os índices crescentes só dão tranqüilidade a Alckmin: "Já tem segundo turno e nem começou a campanha. Isso porque eu só sou conhecido por 51% da população", comemorou.
De fato, a 11 dias do início do Programa Eleitoral Gratuito, Geraldo Alckmin subiu 10 pontos percentuais nas intenções de voto espontâneo. Dos 4% registrados em junho, o candidato agora é citado por 14% como o preferido dos entrevistados.
Os dados são da pesquisa CNI-Ibope, divulgada dia 4 de agosto.
As pesquisas Vox Populi e Datafolha, realizadas no final de junho, já apontavam crescimento da candidatura de Geraldo Alckmin. O candidato da coligação (PSDB/PFL) subia nove pontos nas intenções de voto no Vox Populi, (de 23% para 32%), enquanto Lula caia de 49% para 45%, com margem de erro de 2,2 pontos. Na pesquisa Datafolha, Geraldo subia de 22% para 29%. Os resultados do Vox Populi mostraram que a diferença entre Geraldo e Lula caiu pela metade.
De 26 na pesquisa anterior para 13 pontos porcentuais.
Na pesquisa Estado/Ibope, realizada de 22 a 24 de julho, com margem de erro de dois pontos, Geraldo encostou mais em Lula, enquanto o petista manteve a tendência de queda revelada em outras pesquisas do mesmo instituto. Geraldo tem 27%, contra 19% obtidos na pesquisa de maio. Lula caiu de 48% para 44%.
Quanto mais os eleitores conhecem suas propostas, o seu desempenho nas pesquisas melhora. "A partir do dia 15 de agosto, quando começa o horário eleitoral no rádio e na TV, vamos ter o contraditório, a comparação, e vamos poder levar as nossas idéias à população de modo mais efetivo", afirmou.
As propostas de Geraldo Alckmin têm contagiado o país.
Pesquisa realizada pelo Instituto Methodus, entre 12 e 14 de julho, mostra que ele assumiu a liderança no Rio Grande do Sul, onde tem 35,9% das intenções de voto, com um crescimento de 17,45 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. A pesquisa apontou, também, que Lula é imbatível no quesito rejeição no estado: 49,8%. A liderança do candidato tucano se repete em outros estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Goiás, conforme pesquisas locais.

Nenhum comentário: