segunda-feira, agosto 14, 2006

Lula não vê, não ouve e não responde às perguntas

Lula não vê, não ouve e não fala, ou melhor, não responde às perguntas sobre os escândalos que marcam seu Governo. Perguntado pelos apresentadores do "Jornal Nacional" sobre casos como o Mensalão, José Dirceu, o doador universal Paulo Okamoto (que pagou dívidas suas no valor de R$ 30 mil), sobre os traidores de seu governo (que ele mesmo disse que existiam) e inoperância na segurança, Lula recorreu aos lugares comuns para fugir dos assuntos e, pela enésima vez, não responder. Chegou ao cúmulo de proferir pérolas como esta: "Muitos pais e mães só sabem dos erros de seus filhos pela imprensa, ou pela polícia. Como se pode querer que um presidente saiba o que está acontecendo?"
Mantendo o hábito de culpar todos os brasileiros, que para cá vieram ou aqui nasceram desde Pedro Álvares Cabral, Lula continua a colocar na história a culpa pela incompetência de seu Governo. Ou em órgão que nada tem a ver com a máquina administrativa federal. Um exemplo disto foi quando disse que não poderia saber o que estava acontecendo na Secretaria de Agricultura de São Paulo, ligada, segundo ele, a seu Ministério de Agricultura. Errou feio. Se viajasse menos e se preocupasse mais em governar, saberia que a Secretaria não é ligada ao Governo Federal, que ele imagina comandar.
Quando perguntado por que Paulo Okamoto pagou sua dívida com o partido, mais uma vez, apelou para a ignorância sobre o assunto. Relatou que disse o seguinte a Okamoto: "Não devo ao PT. Se você quiser pagar, você paga." É isso. Para o Presidente da República do Brasil, o caso é simples assim. Não sei que dívida era, mas ele pagou porque quis. E por que Okamoto brigou tanto para que seu sigilo bancário não fosse quebrado? "É um direito dele não querer quebrar o sigilo. Isto pode acontecer a qualquer um." Simples. Afinal, todo brasileiro deve estar disposto e com posses suficientes para sair por aí pagando dívidas do Presidente da República.
De resto, pudemos aprender com o show de malabarismo de Lula que o Brasil possui 17 milhões de quilômetros de fronteiras e que elas não são policiadas como deveriam, deixando os contrabandistas de drogas e armas municiarem quadrilhas em todas as cidades. Mas, como Lula mesmo já disse, segurança não é problema do presidente.
De verdadeiro mesmo, só o ato falho que revela muito do que passa na cabeça de Lula: "No Brasil, a única coisa que caiu foram os salários".

Nenhum comentário: