sexta-feira, agosto 18, 2006

SEM PRESSA: ALCKMIN NÃO QUEIMA ETAPAS

Programa insiste em consolidar apresentação do candidato


O estilo faz o candidato – e deve fazer a diferença: os programas de TV de Geraldo Alckmin, para agonia de muitos partidários, está cumprindo um plano predeterminado: antes do combate direto ao adversário e até dos projetos e intenções, a campanha faz uma espécie de aquecimento, fazendo uma apresentação didática do candidato.

Partindo do princípio de que, há dois meses das eleições, apenas 25% dos eleitores “sabem quem é”, isto é, não o identificam por sua biografia e trajetória política, o programa de TV está paciente e didaticamente criando uma intimidade “com o Geraldo”.


Como não é um populista – não faz o jogo irresponsável e demagógico de Lula, que repete o que os marqueteiros mandam e é envolvido por figuras tenebrosas como Zé Dirceu, Delúbio, Mensaleiros e Sanguessugas - Geraldo Alckmin tende a ganhar credibilidade antes de começar a fazer propostas e críticas.


A campanha está apenas começando e não adianta gastar todo combustível e arriscar-se em polêmicas que serão fatalmente provocadas no segundo turno. O grande confronto será o segundo turno. Por ora, Lula reúne desesperadamente munição para manter uma vantagem que dificilmente sustentará no segundo turno.

Nenhum comentário: