sábado, agosto 19, 2006

ATENÇÃO PARA ESSAS PALAVRAS DO GRANDE PROFESSOR E FILÓSOFO ROBERTO ROMANO

Para o professor, as estratégias de campanha apresentadas no horário eleitoral trazem novamente a receita Duda Mendonça. "Eu tenho certeza que boa parte do design tem a paternidade de Duda. Quem faz análise textual e ideológica sabe reconhecer a marca", afirma. A apresentadora Lillian Witte Fibe acrescenta que o blog do jornalista Noblat levantou a suspeita de que os programas são assistidos pelo publicitário antes de irem para o ar. E Romano ressalta: "a impressão digital da campanha do partido dos trabalhadores é a impressão digital de Duda Mendonça". De acordo com o especialista, os programas trazem características típicas como Lulinha paz e amor e transformam as realizações do governo Lula em grandes feitos. "É um mundo de sonhos oferecido novamente para os desprevenidos no Brasil, que infelizmente são muitos."

Campanha contra mensaleiros
Mas ele avalia que, no geral, houve uma melhora no padrão do eleitor brasileiro. "Além disso, temos a atuação de ONGs e instituições que estão apurando as informações. É o caso da ONG transparência Brasil que, não por acaso, está recebendo ameaças e protestos do PT, porque coloca claramente aos eleitores: nada de votar em mensaleiros". A jornalista Lillian Witte Fibe ainda questiona se não foi exatamente esse o recado que o Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Marco Aurélio, deu em seu pronunciamento no início do horário eleitoral, com recados como: prestem atenção na biografia do candidato, não votem em pessoas sobre as quais há suspeitas. O professor concorda e afirma que o Ministro só não usou a palavra "mensaleiros" pelo empecilho de ser uma autoridade.
Para Roberto Romano, há um defeito nas eleições brasileiras que deve ser corrigido o quanto antes. "Os partidos podem apresentar candidatos que não têm a ficha pública limpa. No entanto, um cidadão que concorre a um cargo público deve ter uma reputação ilibada", afirma. "Aquele que vai fazer a lei, que foi acusado com provas, absolvido por votos secretos, votos de pessoas que estão agora envolvidas ainda mais em corrupção com o caso dos sanguessugas, é apresentado apenas para atrair votos ao partido". Situação essa que, para o professor, mostra uma triste realidade da política brasileira. "Estão todos se devorando.
Eles estão devorando a carne da República, a cada momento estamos chegando mais no osso."
Mesmo com tantas críticas, o especialista acredita que não podemos generalizar os políticos brasileiros. "Existem deputados isentos no Parlamento. Aqueles que bateram o pé e conseguiram instaurar a CPI dos Sanguessugas merecem todo o respeito do povo brasileiro. Nós não estamos no paraíso, nem no inferno. Mas é evidente que o demônio anda no meio da política com o rabo erguido". Perguntado por Lillian sobre Collor e José Roberto Arruda, o professor só foi capaz de uma única resposta: "sobre eles eu me permitiria não comentar, porque nesse caso o silêncio é mais eloqüente."

Nenhum comentário: