quarta-feira, agosto 23, 2006

LÍDER DIZ QUE, APESAR DO DESENCANTO, ELEITOR DEVE SEPARAR O JOIO DO TRIGO

Os escândalos de corrupção, envolvendo governo e parlamentares, têm deixado o eleitor brasileiro desencantado. A conclusão, estampada nesta terça-feira (22/08) na manchete do jornal espanhol El Pais, foi comentada em plenário pelo líder da oposição, senador Alvaro Dias (PSDB/PR): “Nós que estamos em campanha sabemos que há uma tempestade de indignação varrendo o País. Só há espaço para a revolta diante do Congresso Nacional mais enxovalhado da história. Mas se é verdade que há corrupção aqui, também é verdade que a corrupção teve origem no Poder Executivo. O eleitor tem motivos para estar desencantado, mas nesta eleição ele terá a chance de separar o joio do trigo, distinguindo os políticos sérios dos corruptos e limpando a política brasileira”.
Segundo o El País, os escândalos de corrupção "foram como um pesadelo nacional". "Não há euforia", diz o correspondente. "O medo venceu a esperança e o povo está desencantado com seus governantes".
Horário eleitoral
Alvaro Dias também citou reportagem da Gazeta do Povo online, mostrando que os eleitores do Paraná não têm demonstrado interesse com os programas do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Entre mais de 50 pessoas ouvidas aleatoriamente nas ruas, entre taxistas, comerciantes, estudantes e ambulantes, a grande maioria afirmou não ter vontade de acompanhar a propaganda política. “Desligo a tevê”, “Tiro o som” e “Nem quero saber” foram as respostas mais comuns. Os entrevistados justificaram a rejeição: “Eles continuam falando as mesmas coisas” ou “A gente já sabe que é tudo mentira”.

Para o líder, este é o momento ideal para se edificar um novo modelo de instituição pública mais respeitada e acreditada: “Só assim as esperanças da população, sepultadas pelos escândalos de corrupção, podem ser ressuscitadas. Temos que assumir o compromisso de trabalhar para construir uma nova imagem sobre os escombros e fazer com que o Brasil volte a crescer e a gerar empregos. A corrupção e a incompetência administrativa são uma desgraça que rouba as oportunidades do País e os nossos sonhos”.

Nenhum comentário: