segunda-feira, agosto 07, 2006

MATERIAL PARA O DISCERNIMENTO


REAÇÃO CONTRA A DEMOCRACIA
Na última sexta feira, a cúpula do PCC – Partido Comunista Cubano – revidou com veemência às declarações da secretária de Estado dos EUA, Condoleeza Rice. Pasmem: a única coisa que Rice disse é que os Estados Unidos querem ajudar os cubanos a se prepararem para a democracia. E que não pensam em invadir a ilha. A reação do PCC foi fantástica: não admite, em hipótese alguma, a tentativa de que estabeleça a democracia em Cuba.

CUBA DEMOCRÁTICA?
Por princípio, uma democracia seria um mero direito de manifestação, coisa que só Fidel goza em Cuba. Mas, o mais curioso é que muitos brasileiros, os amantes do comunismo Castrista, ainda juram de pés juntos que Cuba é um país democrático. Mesmo depois que o próprio Fidel nomeou o seu sucessor, que deveria ser pelo voto dos cubanos.

EDUCAÇÃO POBRE
Afinal, como pode ser tão festejado o programa de educação adotado na Ilha, se o seu povo não tem o direito de escolher seus governantes? Educação assim é coisa absolutamente inútil, sem qualquer serventia. Educar, antes de tudo é deixar que cada um decida o que pode ou deve fazer com o aprendizado.

DEMOCRACIA
Bem, mas antes de falar de democracia e de Cuba, o melhor é entender como é a nossa aqui no Brasil. Lá, embora seja muito pior, vejam que quem manda e faz o que bem entende é a cúpula do governo. Aqui no Brasil, como se sabe, também é assim, pois, se alguém é descoberto roubando ou administrando mal nada acontece. Aqui o povo só tem força para eleger, não para expulsar os maus governantes. Portanto, antes de falar mal dos sistemas adotados em outros países é bom que cuidemos do nosso. E muito.

REPORTAGEM EDUCATIVA
Fantástico o trabalho apresentado pela revista Veja desta semana, sobre a China. Educativo. Como já estive lá por uma vez, não tive tempo de visitar tantas cidades quanto os repórteres da Veja, já me convencera de que os chineses não tem culpa alguma pela nossa pobre competitividade comparada com a deles.

XINGANDO OS COMPETENTES
Na China, a educação serve para melhorar a vida dos chineses. Os diversos casos mostrados na enorme reportagem dizem muito bem o que acontece por lá. Tomara que os muitos empresários brasileiros que xingam e jogam pedras nos chineses, como se eles tivessem culpa pelos nossos fracassos, leiam tudo com muita atenção.
Na China, o governo não atrapalha. Aqui, o nosso só atrapalha. Lá, os impostos reduzidos estimulam a produção. Aqui limitam o desenvolvimento. Lá, as decisões de governo são rápidas. Aqui, com leis ridículas e um Judiciário ruim, se arrastam por muitos anos. Afinal, quem deveria ser xingado? O nosso governo ou os chineses por serem competentes?

Nenhum comentário: