sexta-feira, agosto 11, 2006

O BOBO DA CORTE

O bobo da corte, nas cortes medievais, tinha a mesma função de um chargista hoje. Dizia o que não podia ser dito. Dizia as coisas tão exageradamente que parecia estar brincando. “Majestade, o povo está porta agradecendo seus novos impostos. Perguntam se o senhor não quer sua última gota de sangue. Doarão com prazer.”
Na década de sessenta, nosso “Menestrel Maldito”, Juca Chaves (o Chaves Bom): “Caixinha, Obrigado!”.
Em muitos casos era o último elo do rei com a realidade, cercado que estava de cortesãos concordando com tudo, os ‘aspones’ de hoje.
Um dos maiores atores de nossos tempos, um ator dramático, mas também um comediante, acaba de assumir a função do Bobo da Corte ou do Menestrel. Trata-se de Robin Williams. Vestiu uma camiseta com um texto em árabe e um coração e subiu num pódio. O texto da camiseta traduzido. “Eu amo Nova Iorque!” O discurso:

Vejo muitas pessoas gritando, pedindo paz. Aqui vai um plano!

1) Os Estados Unidos pedirão desculpa pelas muitas interferências nos assuntos mundiais. Sabe como é, Hitler, Mussolini, Stalin, Tojo, Noriega, Milosevic, Hussein e o resto da turma. Juramos nunca mais interferir.

2) Vamos retirar nossa tropas do mundo inteiro, Alemanha, Coréia do Sul, o Oriente Médio e as Filipinas. Não nos querem. Nossas tropas vão guarnecer nossas fronteiras. Ninguém vai conseguir entrar por buracos nas cercas.


3) Todos os ilegais dos Estado Unidos tem 90 dias para colocar em dia seus assuntos e ir embora. Pagamos até a passagem. Depois de 90 dias juntamos o resto e despachamos, sejam quem sejam. Quem sabe a França os receba.


4) Todos os visitantes futuros terão visto de 90 dias salvo com permissão especial. Nenhum visitante de país terrorista terá entrada. Se você não gosta das coisas no seu país mude-as você mesmo. Não venha se esconder aqui. Ninguém receberia asilo. Temos bastantes motoristas de taxi e caixas de loja de conveniência.


5) Nenhum “estudante” estrangeiro de mais de 21 anos. Os mais velhos são os homens bomba. Se você não for às aulas ganha nota baixa e vai de volta pra casa “Baby”!.


6) Os Estados Unidos farão um esforço para se tornar auto-suficientes em petróleo. Isso incluirá fontes de energia não-poluentes, mas exigirá perfurações temporárias de petróleo no Alaska. A sobrevivência do Caribu vai ter de esperar.


7) Oferecer aos Saudi Árabes e outros US$ 10 por barril de petróleo. Se não quiserem vamos para outras soluções. Uma semana deve ser o suficiente para esgotar o poder de compra dos importadores restantes.


8) Se houver fome e/ou outras catástrofes no mundo não “interferiremos”. Podem rezar por sementes, chuva, ou cimento, seja o que precisarem. Além disto, a maior parte do que damos vai ao exército deles ou é roubada. O pessoal necessitado recebe muito pouco do que vai.


9) Vamos mandar a sede da ONU para uma ilha isolada em algum lugar. Podemos fazer um belo abrigo para necessitados no prédio deles. Dá muita mão-de-obra abrigar os espiões e amigos das boas horas aqui.


10) Todos os americanos devem freqüentar cursos de charme e beleza. Não queremos mais ser chamados de “Americanos feios”.


Robin Williams está louco? Não. É o Menestrel, o Bobo da Corte. Pode dizer o indizível.

Nenhum comentário: