quinta-feira, agosto 10, 2006

CPI das Sanguessugas denuncia 72 parlamentares

Nenhum parlamentar do PSDB será investigado pelo Conselho de Ética por suposto envolvimento com a máfia das ambulâncias. A lista com os 69 deputados e três senadores que enfrentarão processo de cassação no Congresso foi aprovada nesta quinta-feira pela CPI das Sanguessugas após leitura do relatório parcial na comissão.

CORRUPÇÃO

Citado no parecer do senador Amir Lando (PMDB-RO), o deputado Paulo Feijó (sem-partido-RJ) se desligou do PSDB no último dia 2 para evitar sua expulsão da legenda requisitada na véspera pelo presidente do partido, senador Tasso Jereissati (CE), ao Conselho de Ética da sigla.

A CPI volta a se reunir provavelmente na próxima terça-feira. "O parecer apresentado hoje correspondeu às expectativas de todos os sub-relatores uma vez que essa decisão de encaminhar os 72 nomes (sendo 63 da base aliada do des-Governo Lulla) ao Conselho de Ética é acertada", avaliou o deputado Carlos Sampaio (SP), sub-relator de sistematização e controle da comissão.

Segundo o tucano, caberá agora ao Conselho de Ética "estabelecer o contraditório e definir juízo de culpabilidade sobre cada um dos parlamentares mencionados". "A CPI cumpriu seu papel de forma magistral. Houve um resultado efetivo e quem ganha com isso é a sociedade que antes das eleições vai ter condições de saber quem são os parlamentares que se envolveram neste nefasto esquema de corrupção", ressaltou o deputado paulista.

Sampaio também elogiou o comportamento do relator da CPI, senador Amir Lando (PMDB-RO). "Ele fez um belo trabalho e, em nenhum momento, permitiu que questões eleitorais ou político-partidárias ditassem o rumo das investigações", observou.

Responsável por apurar a relação do Executivo com a máfia das ambulâncias, o sub-relator da CPI, deputado Júlio Redecker (RS), destacou a qualidade dos trabalhos da comissão. "A CPI está funcionando sem viés partidário e à serviço do Legislativo", afirmou.

Para o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), a CPI está dando uma demonstração de "maturidade". "A lista das sanguessugas precisa estar na cabeça dos eleitores para que eles sejam expelidos do Congresso assim como vampiros e mensaleiros", alertou.

"Também gostaria de destacar a forma eficiente e competente como os integrantes da comissão estão conduzindo as investigações", acrescentou o senador Sérgio Guerra (PE).

O relatório parcial aprovado nesta quinta-feira também absolveu 18 parlamentares. O parecer de Amir Lando foi aprovado pela maioria da comissão. Houve apenas um voto contrário do senador Wellington Salgado de Oliveira (PMDB-MG). O senador Sibá Machado (PT-AC) se absteve.

Nenhum comentário: