segunda-feira, agosto 14, 2006

ENTREVISTA NO JN DA GLOBO SELOU SORTE DE LULA

Mentiras do Presidente tiveram percepção generalizada

Lula naufragou na TV cinco dias antes do prazo. Se o início da propaganda eleitoral seria o fim das vantagens nas pesquisas, a aparição do Presidente no Jornal Nacional da rede Globo, antecipou a queda. Os entrevistadores Fátima Bernardes e Willian Bonner o expuseram a contradições, mentiras e atos falhos e demoliram a imagem com que vem enganando a opinião pública.

Lula fracassou ao não sustentar a própria imagem criada pela propaganda – porque se mostrou acuado, apavorado e inseguro – e fracassou no conteúdo, ao ser mostrado covarde e incapaz de desfazer as acusações de corrupção ao seu governo.

Para se safar das acusações acusou antigos auxiliares cuja saída do governo lamentou e agora afirma que os demitiu.

Enfrentando pela primeira vez entrevistadores que contestaram suas mentiras e desvios – até agora em todas as entrevistas os repórteres se constrangiam de replicá-lo ou eram simplesmente avisados de que não podia discutir as suas respostas – Lula desnudou-se. A opinião pública teve a percepção de que a realidade é bem diferente da propaganda e, principalmente, dos seus monólogos, quando diz o que quer e ninguém contesta. Ficou claro que Lula mente e que seu Governo é corrupto.

O próprio Lula mostrou-se inseguro e reagiu atabalhoadamente ao ser colocado diante das acusações de corrupção que sofre seu Governo. Apesar de ter sido preparado durante dois dias por seu marqueteiro João Santana (o popular baiano Patinhas) que o treinou com dezenas de perguntas – e sugerindo-lhe respostas convenientes, o Presidente tentou o absurdo: mostrar que não tem nenhuma responsabilidade pelos roubos e todo tipo de desonestidade de seu governo transferindo a culpa a seus auxiliares.

O problema é que há documentos – cartas e declarações de Lula – bem como fotos tiradas depois das denúncias dos crimes cometidos pelos ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci, e pelos deputados e senadores do PT e aliados, em que os corruptos aparecem com o Presidente, recebendo deles palavras de apoio.

A Oposição vai apresentar na TV esse material que compromete irreversivelmente Lula e colocará o eleitor contra a parede: você vai reeleger o Presidente que deixou roubar e ainda elogiou os ladrões?


Este é o maior desafio a ser enfrentado pela oposição: demonstrar a corrupção de Lula e seu Governo, amplamente exposta e admitida pelo próprio Lula na entrevista ao Jornal Nacional.

Nenhum comentário: