segunda-feira, agosto 07, 2006

Era só o que faltava! - Fidel Castro seria cidadão brasileiro nascido no Estado do Pará

Na verdade, não sou nem cubano nem paraense: sou uma mula mesmo!


Um pedido de exame de DNA para comprovar a alegada origem brasileira do ditador cubano Fidel Castro acaba de chegar à Universidade Federal do Pará. Três pesquisadores paraenses, Jessé Feitosa, o seu filho, Dantas, e Edilson Oliveira garantem que Fidel nasceu em Tracuateua, no nordeste do Pará.

Os investigadores de genética querem provar isso comparando o DNA de um suposto tio de Fidel, Dagoberto, hoje com 102 anos, que vive em Tracuateua.

Já pesquisaram os passos de Angel Castro, pai de Fidel, pela América Latina.

Angel Castro teria chegado à cidade paraense na década de 1920, onde conheceu Delphina Smith, com quem se casou e teve Fidel como filho.

Foram aparecer, tempos depois, em Iquitos, no Peru, perto da fronteira do Brasil. Não se sabe o que fez a família entre Tracuateua, Iquitos e Cuba, apenas que Angel desapareceu, aparecendo depois para buscar Fidel e ir para Cuba, nos anos 1950.

Jessé, Dantas e Edislon especulam que Angel esteve em Tracuateua e em Igarapé-Açu, no Pará, onde há uma colônia de espanhóis. Lá, havia uma família Castro na comunidade de Bom Jardim.

No poder, Fidel teria despachado Ernesto Che Guevara ao Pará para apagar a sua origem. Che seria responsável pelo incêndio no cartório de Santa Maria da Foz do Tauari, em Gurupá, nos anos 60.

Fonte, clique aqui.

Comentário deste Blogger: Agora só falta descobrirem que Mao Tse-Tung era cearense!

Nenhum comentário: