sexta-feira, agosto 11, 2006

REPERCUSSÃO DAS ENTREVISTAS

ENTREVISTAS
Os três principais candidatos à presidência já foram entrevistados nas principais redes de televisão e de rádios do país. Pela forte audiência que possui o Jornal Nacional, a repercussão do desempenho de cada candidato foi muito maior e ensejou inúmeras manifestações. E a avaliação do eleitor foi a esperada: só aprovou o seu candidato e detestou mais ainda os demais.
PROGRAMAS
Entrevista como se sabe é bem diferente de debates, os quais terão início a partir da próxima semana quando começam os programas eleitorais na mídia aberta. Nos debates, normalmente, candidato é quem pergunta para candidato. E um tema também é escolhido para as respostas de todos.
ANÁLISE
Analisando as participações dos candidatos Alckmin, Heloisa e Lula, assim como dos entrevistadores, percebi o seguinte: 1- Não houve o fator surpresa. Todos repetiram as mesmas coisas que já vinham dizendo. 2- As perguntas foram fracas e vazias. 3- O maior cuidado foi com o tempo definido e não com o conteúdo das propostas dos candidatos.
DESEMPENHOS
4- Alckmin, indiscutivelmente, vendeu muito mais capacidade de administração. Heloisa só vende comportamento ético enquanto é muito ruim e complicada de cabeça. E também não oferece qualquer capacidade para administrar. Lula, por sua vez, vende farta popularidade junto com esperteza e desconhecimento. E o povo gosta.
PESQUISAS
Assim, não adianta brigar com as pesquisas. Elas revelam, nitidamente, o que o povo gosta. Quanto mais é confirmada a participação de políticos de partidos aliados do governo nos atos de corrupção, mais cresce a preferência por Lula. Por outro lado, quanto mais Alckmin se esforça para propor um país com menos impostos e mais investimentos, mais despenca na preferência dos eleitores. Já Heloisa, quanto mais ela imagina que pode governar sem aliados, mais o seu eleitor se encanta e a faz subir nas pesquisas. Maravilha.
POVO INTELIGENTE?
Por aí se percebe como será o desfecho das eleições de outubro: a maioria dos brasileiros só quer saber de assistencialismo e de sonhos. O povo não quer ver seus sonhos realizados. Ele só exige que sejam prometidos. E para continuar sonhando aceita sempre, com resignação, as desculpas pela não realização. Como se vê, o nosso povo é por demais inteligente.

Nenhum comentário: