segunda-feira, julho 31, 2006

PSDB compara os governos de Lula e FH em cartilha

Sob o lema "a verdade dos números contra o governo da mentira", pesquisa deve orientar campanha tucana




O Instituto Teotônio Villela (ITV), do PSDB, atendeu ao desafio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e elaborou uma cartilha comparando os números e realizações do governo FH com o atual. As comparações citam a implantação do Plano Real, as áreas da saúde, educação, transportes, comunicações e termina por, provocantemente, dizer que o Brasil, agora, tem "imagem de país corrupto". A cartilha será entregue hoje pelo deputado Sebastião Madeira (foto), presidente do instituto, ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Segundo a cartilha - que deve orientar a campanha do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência -, o governo FH ampliou "em mais de 50 vezes" o Programa Saúde da Família, propôs a vacina da gripe para idosos e distribuiu remédios básicos para 107 milhões de pessoas. Além disso, criou os genéricos, reduziu as mortes por aids e a mortalidade infantil. O texto acusa o governo Lula de permitir o aumento da mortalidade infantil nas populações indígenas. Exalta também os mutirões de cirurgias e o aumento dos transplantes.

Sob o lema "a verdade dos números contra o governo da mentira", diz que o governo FH pôs 8,7 milhões de crianças no Bolsa-Escola, atendeu a 809 mil crianças no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e elevou o número de alunos do ensino médio em 77,5%. O texto considera o Fome Zero "uma invenção de marketing". O Plano Real, afirma, teria aumentado o consumo de carne de frango em 86%, suína em 57%, bovina em 35%, o de queijo em 41% e o de iogurte em 82%. Também relata que, em 1994, o Brasil tinha 13,3 milhões de telefones e, em 2002, atingiu 49,4 milhões.

RECORDES
Segundo o texto, os dois governos FH duplicaram, restauraram e modernizaram 1.640 quilômetros de rodovias federais, enquanto o governo Lula teria descuidado da área. "O PT torra nosso dinheiro para empregar os companheiros". A comparação diz que a produção rural "bateu recordes" nos governos FH, passando de 81 milhões de toneladas de grãos para 123,2 milhões ao fim do segundo mandato. E acrescenta que a produção caiu no governo Lula, até chegar a 113,9 milhões de toneladas na safra 2004/2005. O governo Lula, diz, "está sendo considerado a pior praga da agricultura do Brasil". Ao mesmo tempo, afirma que o PT "faz aumentar o conflito no campo".

"O PT deixa o Brasil na lanterna", é a manchete de uma das páginas da cartilha, afirmando que o crescimento acumulado do Brasil sob o governo Lula (7,8%) foi bem menor que o crescimento médio da América Latina (12,9%). "Superou somente o crescimento do Haiti, um país muito pobre, destruído por corrupção e inserido em uma grave crise social", alerta.

Na área do emprego, a cartilha denuncia que aumentou a demissão dos que ganham mais de 3 salários mínimos e que Lula "descumpriu as promessas eleitorais de criar 10 milhões de empregos". E, durante seu governo, fez a dívida pública federal crescer "o dobro" do crescimento nos governos FH - já teria chegado a R$ 1 trilhão. Outra acusação é que os investimentos estrangeiros no Brasil no governo Lula "definharam", assim como caiu o crescimento da produção de petróleo.

Nenhum comentário: