segunda-feira, julho 17, 2006

As bobagens ditas sobre o Capitalismo


Vivo ouvindo bobagens sobre a ideologia capitalista, etc e tal, e sobre como a ideologia socialista é superior a ela e outras cretinices.
O Socialismo, não é uma ideologia superior ao Capitalismo por um simples motivo:
Capitalismo.
Não é uma ideologia.
Não é uma filosofia.
Não é um sistema de governo.
Não é um movimento ou manifestação em nenhuma forma.
Capitalismo é uma forma de sistema econômico. Só, mais nada. Nenhum objetivo ou razão. Simples forma de troca. Absolutamente mais nada.
Comparar a ideologia Socialista com a ideologia Capitalista é a mesma coisa que comparar a história mundial com a da Terra Média.
Capitalismo. Não causa nenhum problema e também não resolve. Não passa de um sistema, um método, uma regrinha idiota. Absolutamente mais nada.
Nitez, nothing, iranai, zero.
O capitalismo tem tanta relação com a pobreza do mundo quanto o sistema métrico, o plano carteziano, a regra de três, a rotação dos planetas, a contagem dos dias, etc...
Qualquer outra coisa que digam é mentira para manipular idiotas que não raciocinam e ficam pra lá e pra cá correndo e espalhando as mentiras pra nunca chegar nem ao menos perto da solução dos seus problemas porque estão choramingando por bobagens.
Você acredita nessas bobagens, vota em incompetente e bandido que novamente culpa o capitalismo e como todo bom otário vota neles de novo.
Dai quando encontram pela primeira vez um texto que realmente fala sobre capitalismo gritam um monte de bobagens com os olhos e ouvidos tapados como crianças que não querem aceitar que Papai Noel não existe.
Capitalismo não dominada nada, é papo de sacana que se aproveita dos ignorantes pra ter poder.
Pobreza e injustiça sempre existiram, capitalismo nunca teve a intenção de concertar nada.
Apenas é um sistema econômico melhor do que os que existiram antes e mais nada.
O capitalismo começou quando alguém resolveu trocar algo por outra coisa num regime conhecido por "escambo". Ele ainda é assim até hoje? Não. As teorias por trás do capitalismo evoluem.
O capitalismo ideal não é uma sociedade em que todos andam de Ferraris e tenha uma conta com bilhões, mas sim a sociedade com alta mobilidade social, em que os que têm capacidade sobem, e não pense em subir como ficar "rico", mas sim ter a vida que ele merece. Em outras palavras: uma pessoa com capacidade e formação para ganhar 5 mil não ter que trabalhar a vida inteira por 800.
Essa visão maquiavélica de "pobre" e "rico" é passada. Riqueza é um espectro, e o ideal do capitalismo é colocar a maioria no enorme "meio". É muito prático ficar olhando para essas revistinhas que glorificam celebridades se matando de inveja dos super ricos e depois olhar para o lado, uma favela e falar: olha isso, que desigualdade. Mas ignora os "casos de sucesso" da vida normal, esses que não saem na mídia, ou seja, aquele que se arrebentou de estudar e agora tem uma renda alta o suficiente para sustentar ele mesmo com dignidade. Esses que os pais vieram do interior para a "cidade" educaram os filhos, e agora os filhos tem uma vida que os pais nunca sonharam em ter. Ele virou um bilionário? Não. Ele sai na mídia por ser um pobre que ficou rico? Não. Mas ele é um caso de sucesso? Sim! Ele conseguiu de maneira honesta superar os próprios pais e ganhar o que ele se esforçou tanto para conseguir: um emprego de gente de verdade.

Nenhum comentário: