segunda-feira, julho 31, 2006

DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO DA ESQUERDA


"REACIONÁRIO, FASCISTA ou NEOLIBERAL" = Alguém que defende valores morais e democráticos, tais como liberdade individual e propriedade privada, por exemplo.
"LUTA DE CLASSES" = Termo amplo que pode significar desde a usurpação de bens privados até o genocídio.

"IMPERIALISTA" = Investidor estrangeiro que gera empregos no país no qual ele aplica seu capital.
"DEMOCRACIA BURGUESA" = A democracia.
"DEMOCRACIA SOCIALISTA" = Ditadura no molde castrista ou stalinista.
"JUSTIÇA SOCIAL" = Injustiça socialista. Ex: desapropriação

"TERRORISMO DE ESTADO DE ISRAEL" = A guerra convencional e legítima de Israel contra grupos como o Hezbollah ou Hamas, estes sim, terroristas.

"MOVIMENTOS SOCIAIS" = Grupos organizados que pregam desde privilégios ou até mesmo, terrorismo.

"LATIFUNDIÁRIO" = O agricultor oou pecuarista que produz alimentos de uma forma infinitamente mais eficaz e rápida do que na agricultura familiar, e com um custo final menor para o consumidor.
"ELITE INTELECTUAL FORMADORA DE OPINIÃO" = Pessoas com exposição na mídia que só falam bobagens marxistas.
"PASTORAL DA TERRA" = Padrecos vermelhos de passeata que têm a cara de pau de dizer que são cristãos.

"A CULPA É DO BUSH" = A culpa é nossa mesmo.
"JOVEM, O AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL" = Estudante de universidade pública federal, membro do DCE, militante do PT,PSOL ou PSTU e que usa camisa do Che Guevara, boina com um bottom de estrela vermelha (ou foice e martelo), vagabundo, sujo, vândalo e quase sempre maconheiro.

"INCLUSÃO SOCIAL" - assistencialismo puro e simples; uma forma de retornar aos bons tempos do Coronelismo, transformando-nos em "teúdos e manteúdos" do Estado. Não pensaram em usar o termo "melhoramento da infra-estrutura dos serviços públicos".

"EXCLUSÃO SOCIAL" - conceito que justifica o processo de Inclusão Social - e que é importante que continue justificando.
"INCLUSÃO DIGITAL" - uma forma de tornar todos nós escravos do processo tecnológico globalizante pela imposição e obrigatoriedade do uso do computador.
"EXCLUSÃO DIGITAL" - conceito pelo qual se entende que todos nós precisamos obrigatoriamente do computador como necessidade básica, e que justifica o processo de Inclusão Digital.

"PRECONCEITO" = Discordar deles
.
"ELITE BURGUESA" = Classe média que se mata de trabalhar, paga impostos, só se ferra e tem que ficar feliz porque é privilegiada.

Bem, dei o ponta-pé inicial, agora aceito colaboração dos leitores na ampliação deste "dicionário".

Nenhum comentário: