segunda-feira, julho 24, 2006

Professor Rafael


Rafael Fonseca Lemos é meu amigo.
Vocês podem indagar: e daí?
E daí que ele é meu amigo, e para mim isto tem uma importância transcedental.
Advogado, Professor de Língua Portuguesa, foram seus textos que me inspiraram a começar a deitar palavras via web. Ele é um típico "Homem de Letras", dotado de fina ironia e um grande senso de oportunidade quanto a seus temas.
Ele em enviou um belo e-mail, comentando meu post "Nunca fui Cordial", e-mail este, que resolvi postar aqui para dividir com vocês a graça e prazer de ter um amigo como o Profº Rafael.


Prezado Amigo:
Eis que vc explodiu e já não era sem tempo. Surpresa nenhuma me causa, pois há tempos conheço a sua capacidade de conciliar idéias e amigos.
Não tenho o que acrescentar ao seu texto, tampouco às suas opiniões e sendo eu incapaz de corrigir-lhe o traço, pois há em você toda uma intelectualidade que me escapa, valho-me de um tal Horácio Quiroga que, falando aos Contistas, houve por bem lecionar:

[ 1 ] Resista o quanto puderes à imitação, mas imite se a tentação for muito forte. Mais que qualquer outra coisa, o desenvolvimento da personalidade exige paciência.
[ 2 ] Tenha fé cega não na sua capacidade para o triunfo, mas no ardor com que o desejas.
[ 3 ] Não adjetive sem necessidade. Inúteis serão as camadas de cor adicionadas a um substantivo fraco. Se fizeres o que for preciso, ele terá, por si só, um colorido incomparável. Mas terás que buscá-lo.
[ 4 ] Não escreva sob emoção. Deixe-a morrer, e depois a evoque. Se fores capaz de revivê-la, terás chegado à metade do caminho.
[ 5 ] Não pense em seus amigos ao escrever, nem nas reações a sua história. Pense como se seu relato só interessasse a seus personagens, e você fosse um deles. Não se dá vida a um conto de outro modo. Um forte abraço! E ESCREVA!!!!!!
Rafael

Nenhum comentário: