quinta-feira, dezembro 21, 2006

OS ELEITORES DÃO UM NÃO AO FUNDAMENTALISMO NO IRÃ!

Editoriais de dois dos principais jornais britânicos abordaram, na última terça, o resultado das eleições regionais no Irã, visto como "derrota" para o presidente Mahmoud Ahmadinejad.
O Financial Times, no texto "Democracia Teocrática", observa a imprevisibilidade que têm os regimes democráticos, mesmo em um país regido por uma teocracia, como o Irã. "Derrotado por conservadores pragmáticos e ressuscitando os reformistas nas prefeituras pelo país, Ahmadinejad também perdeu a corrida para o Conselho dos Sábios – entidade de clérigos que dá assistência ao supremo líder do país", diz o texto.

A eleição do ex-presidente Akbar Hashemi Rafsanjani (para o Conselho dos Sábios) depois da derrota humilhante em 2005 é uma reviravolta impressionante", diz o jornal.
"A derrota dos políticos linha-dura sugere que os iranianos prefeririam que seu governo tivesse uma postura menos ideológica de sua política. Na melhor das hipóteses, isso pode servir para que Ahmadinejad se encoraje a aceitar compromissos na questão nuclear". "Na pior hipótese, pode fazer com que ele vá para a defensiva e fique mais teimoso do que antes. Será necessária uma ágil e bem direcionada diplomacia por parte do Ocidente para tirar proveitos dessa derrota eleitoral", diz o Independent.

Nenhum comentário: