sexta-feira, dezembro 01, 2006

O CONSELHEIRO DO DIABO


AGORA É QUE NÃO ACONTECE
Uma das piores coisas que pode acontecer para o Brasil é quando um representante do FMI diz que o Brasil só vai crescer se fizer reformas. Principalmente quando se refere à reforma da Previdência. Pronto, a partir daí, não há reforma alguma, mesmo que eventualmente pudessem ter sido iniciadas algumas propostas.
FORA FMI!

É óbvio que a reforma previdenciária não sai nem sairá em hipótese alguma por aqui. Mas bastou uma simples declaração da diretora do Depto. de Finanças Públicas do FMI, Teresa Ter-Minassian (foto), e já é sepultada qualquer iniciativa. Aqui, o mais importante é: Fora FMI!
REFORMA TRIBUTÁRIA
O governador Germano Rigotto (foto) foi indicado pelo presidente nacional do PMDB para coordenar a proposta de reforma tributária que o partido vai elaborar e encaminhar ao governo federal, para ser debatida no Congresso Nacional. Temer adiantou que Rigotto já fez um grande trabalho à frente da Comissão de Reforma Tributária, quando deputado federal.
URUGUAI É UM SUCESSO!
Ora, se o objetivo é fazer uma reforma fiscal e tributária no Brasil, Rigotto não precisa ir longe. Basta fazer uma visita ao Uruguai, que acaba de aprovar a sua reforma com promessa de fazer muito mais em 2007, como declarou ontem o ministro da Economia e Finanças do Uruguai, Danilo Astori (foto), em palestra proferida na Câmara de Comércio Brasil Uruguai, em Porto Alegre. Foi um verdadeiro sucesso.
CRESCIMENTO DE 07%
O sentimento observado pelos participantes do almoço de ontem foi um só: todos gostariam de se mudar já para o Uruguai. Para desfrutar imediatamente dos prazeres do crescimento, do desenvolvimento e das vantagens fiscais e tributárias aprovadas. A festa é tão grande no país vizinho que a taxa de crescimento do PIB alcançou 7% neste ano e promete bisar em 2007. Viva o Uruguai! E Viva Punta del Este, lógico.
QUATRO PONTOS
Para dar uma nova faze ao país, o Uruguai tem como benchmark o Chile, guardando as peculiaridades, como disse Astori. Os quatro principais pilares para atrair investidores e dar o salto necessário para o crescimento sustentado são: estabilidade cambial, inflação baixa, diminuição e administração do risco-país e controle absoluto da dívida. Vamos para Punta?
TABARÉ VASQUEZ - Quem diria... Tabaré Vasquez se elegeu como social-comunista e está administrando pela lei de mercado e com parcerias privadas. Quer ficar mais longe possível de Kirchner, Chávez e Morales. Se convenceu, com certeza, de que boas companhias são vitais para o sucesso.

PS: Para saber um pouco mais sobre o Uruguai, leia o post abaixo.

Nenhum comentário: