quinta-feira, dezembro 14, 2006

ALVARO DIAS É ELEITO MELHOR SENADOR

Com 624.381 votos, o líder da oposição, senador Alvaro Dias (PSDB/PR), foi eleito o melhor senador do Congresso Nacional. A votação, que aconteceu nas últimas três semanas, foi promovida pelo site Congresso em Foco e terminou na madrugada desta quarta-feira (13/12). Ao todo foram contabilizados 5.377.111 votos, um recorde de internautas que escolheram, entre 40 deputados e senadores pré-selecionados por jornalistas políticos, os que melhor representam o Parlamento.
O prêmio Congresso em Foco foi criado para incentivar os brasileiros a acompanharem o desempenho dos parlamentares federais, valorizando aqueles que mais se destacam e que são percebidos como os melhores representantes da população e do Estado. A seleção dos deputados e senadores foi feita espontaneamente por jornalistas, levando em consideração os critérios de honestidade, coerência, preparo técnico e pessoal, capacidade de oratória, tolerância, espírito público, assiduidade e liderança política.
O senador Alvaro Dias liderou a votação desde a primeira semana. Na Câmara, o parlamentar mais votado foi o deputado Fernando Gabeira (PV/RJ).
O grande número de acessos ao site surpreendeu os organizadores do prêmio e tornou lenta a navegação principalmente ontem à noite, nas últimas horas de votação.
Durante as três semanas de votação, o site ouviu representantes da sociedade civil e de entidades representativas sobre a importância do prêmio. "Sobretudo nesta fase de desgaste que o Legislativo vem passando, é importante que a população brasileira saiba que lá no Congresso há pessoas dedicadas e que estão preocupadas com o desenvolvimento do país", disse o presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Aristoteles Atheniense. Para o diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo, o prêmio ajuda a população a separar o joio do trigo: "É importante um prêmio como esse para não se transmitir a idéia de que todos os parlamentares são picaretas".
A entrega do Prêmio Congresso em Foco está marcada para o dia 19 de dezembro, às 17h30, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Os vencedores vão receber troféus, idealizados pela artista plástica Suzana Gouveia, feitos em fundição artística de bronze com base de granito negro.

Nenhum comentário: