quinta-feira, novembro 23, 2006

Governo já sabe como vai tentar controlar a mídia. Falta só escolher o Goebbels da hora

Que tal nomear este democrata para o SDI?
Leiam o que vai a seguir e comecem a se preocupar. Volto depois. Por João Domingos no Estadão desta quinta: “O governo planeja uma mudança radical na área de comunicação, que no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve desempenho muito aquém do planejado. Pelo que está em estudo, a Secretaria de Comunicação (Secom) passa a ser denominada Secretaria de Democratização da Informação (SDI), saindo da esfera da Secretaria-Geral da Presidência para as mãos da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que deverá ter poder fortalecido na nova gestão. A principal missão da nova secretaria será implementar o capítulo da democratização da informação, incluído no programa petista para o segundo mandato. O governo decidiu retomar o assunto mesmo após o fracasso da tentativa de criar o Conselho Nacional de Jornalismo (CNJ) e a Agência Nacional de Cinema e Audiovisual (Ancinav), que, entre outros pontos, se propunha a disciplinar e a regulamentar o funcionamento dos meios de comunicação. A Agência Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) se manifestaram contrárias ao CNJ e à Ancinav, por entender que representariam interferência do Estado. Entre as medidas consideradas capazes de democratizar a comunicação em estudo, estão mudanças na legislação e nos critérios de concessão de rádio e TV, além do fortalecimento de mídias alternativas e regionais. Também há planos para TV digital e tecnologia da comunicação.” Leia íntegra da reportagem

ERA MÉTODO –
Como se vê, os reiterados ataques à imprensa tinham e têm uma dimensão prática, um segundo tempo. Se Lula não consegue sufocar a liberdade de imprensa pela via cartorial, legal, judicial, tentará fazê-lo pela pressão econômica. A proposta dos petistas pretende fortalecer o que eles chamam de “mídia regional” e “comunitária”, revendo, inclusive, as concessões de rádio e televisão. E como é que o governo pode fazer isso? Simples: manipulando a verba publicitária do governo e das estatais.

Lula quer criar o seu DIP (Departamento de Informação e Propaganda) que serviu ao ditador Getúlio Vargas durante o Estado Novo. Não se pode acusá-lo de ineficiência. O nosso maior “herói” republicano, vejam só, foi um caudilho, que prendeu, torturou e matou. Mas ainda é um grande vulto — uma verdadeira assombração, diria eu — na nossa história. Criada a SDI, restará a Lula nomear o Goebbels da hora. Partido para tanto nós já temos.

Nenhum comentário: