segunda-feira, novembro 20, 2006

EM DAGOBAH

Sobre a metáfora de Dagobah. No universo ficcional da série de filmes Star Wars, Dagobah é o nome de um planeta onde o mestre Jedi Yoda fica exilado durante 20 anos, após a vitória do lado negro da Força. Foi depois que Darth Vader caçou e matou quase todos os Jedi (antes os isolou politicamente), que Yoda se refugiou nos pântanos de Dagobah, onde imensas árvores contendo uma grande concentração de força do lado negro lhe permitiram esconder-se do imperador Palpatine. Mas Dagobah é também o lugar para o qual seguem os jovens eleitos para ser treinados como Jedis. Foi lá que Luke Skywalker ("uma nova esperança") encontrou Yoda e, a partir daí, reverteu o predomínio dos Sith.
O QUE É DAGOBAH HOJE NO BRASIL
Está em curso no país uma regressão ético-política que acabará retirando substantividade da nossa democracia. Mas não existe um ator político coletivo capaz de fazer frente à perversão da política e à degeneração das instituições que estão enfreando o processo de democratização da sociedade brasileira.

E o pior é que não existe nem mesmo a percepção de que isso está acontecendo.

E, pior ainda, é que a vitória de Lula em 2006 não é, ao que se pode prever, a última etapa da experiência petista no governo federal, como alguns estão pensando e sim o início de uma hegemonia neopopulista de longa duração, apoiada no 'banditismo de Estado'. Com as oposições que temos - se não houver alguma mudança significativa no seu comportamento - o lulopetismo, provavelmente, não abandonará o poder em 2010.

Antes de mais nada porque não haverá quem possa resistir à continuidade do processo de perversão da política e de degeneração das instituições que se processará, daqui para frente, todo dia, 24 horas por dia, fora dos períodos eleitorais. A não ser que aconteça um milagre, vem por aí uma fase tenebrosa.


Será preciso começar tudo de novo, capacitando uma nova geração de agentes políticos capazes de entender o valor da democracia e de se comprometer profundamente com esse valor, com condições de resistir e de articular politicamente novas alternativas democráticas para o Brasil. Isso deverá ser feito durante o próximo período obscuro em que vamos viver e para a qual devemos nos preparar enquanto aguardamos uma nova esperança. Isto é Dagobah.

Por falta de visão estratégica os partidos de oposição trocaram a lei pela aposta irresponsável na loteria do calculismo eleitoreiro. Acharam que tudo seria consertado pelas urnas de 2006, às quais caberia o impossível papel de punir o governo corrupto de Lula da Silva. Seu erro não foi apenas tático, mas refletiu um nível insuficiente de conversão à democracia, revelando a falta de lideranças e quadros políticos capazes de pensar estrategicamente. Salvo as raras exceções de sempre, os tucanos, em especial, estavam muito despreparados para enfrentar a ameaça lulopetista. Foi assim que concederam a Lula a tábua de salvação representada pelo palanque eleitoral, livrando-o do naufrágio.
Não foi por falta de aviso. Foi por falta de compreensão mesmo. Foi por falta de formação democrática e de projeto democrático.

Ora, novos quadros políticos, convertidos à democracia a ponto de poderem cumprir os papéis de resistência e de formulação de projetos estratégicos, não vão cair do
céu. Não virão de Marte. Se não forem formados em todos os lugares, nos velhos partidos que aí estão e nos governos, passando pelas empresas e pelas organizações da sociedade civil, não teremos os agentes da mudança. Nem teremos como fazer frente àquela rede de proteção e difusão política que o PT levou 20 anos para formar e sem a qual não teria conseguido se sustentar agora, durante a crise que eclodiu a partir da descoberta da quadrilha no governo.
Mais do que isso, porém. Se não brotar, na sociedade brasileira, um movimento de opinião pública insurgente que, atuando em múltiplas redes e democraticamente, dentro das normas do Estado de Direito, seja capaz de repudiar todas as formas de aviltamento das instituições republicanas, uma retomada do processo substantivo de democratização será adiada para um futuro distante, com prejuízos irreparáveis para o desenvolvimento humano e social sustentável do Brasil. Tal retomada deve ser preparada a partir de agora.


Transformando-se em um instrumento de formação política democrática, este Blog espera dar, assim, sua contribuição para a instalação dessa "Dagobah virtual". A partir de hoje, começaremos a publicar aqui 'As lições de Dagobah', compreendendo reflexões teóricas sobre a democracia e sobre suas relações com o desenvolvimento e ensinamentos sobre a arte da articulação política, que fazem parte daqueles conhecimentos tácitos sem os quais nenhum sujeito conseguirá atuar como um verdadeiro empreendedor político, quer como um agente da resistência democrática às investidas autoritárias, quer como um proponente de novos projetos para o país. Assim teremos uma "Nova Esperança!"

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo, vc como sempre é brilhante em suas colocações... Adorei vou indicar para todos meus amigos visitarem e ficarem mais bem informados com seus textos magistramente escritos...
Grande abraço ao meu grande amigo...
PS: minha mãe tbém adorou seu blog.