quinta-feira, novembro 23, 2006

DOURANDO A PÍLULA

Que tal Ciális para levantar o crescimento?

BOAS INTENÇÕES?
As intenções do presidente Lula, pelo que os noticiários estampam, até podem ser as melhores possíveis para tentar um crescimento do PIB na ordem de 5% para 2007. E para chegar neste número, ainda muito insuficiente, todos sabem que, sem maioria no Congresso, para aprovar uma agenda mínima de reformas que possam tirar algumas amarras da economia, tudo não passará de meras intenções.
O QUE ATRAPALHA?
Entre tantas hipóteses que poderiam ser elencadas para não chegarmos, mais uma vez, a atingir um crescimento minimamente satisfatório, duas delas estão muito claras: 1- O PMDB, que teria fechado, ontem, um acordo de coalizão, não é nada confiável e muito menos unido; e, 2- Lula e o PT, por questões de princípios e de DNA, sempre vão se recusar a fazer as reformas necessárias.
NOVO CICLO VICIOSO
A situação, portanto, é a seguinte: Lula, mais uma vez, está dourando a pílula. Falando de um novo ciclo, como já aconteceu há quatro anos atrás, onde as promessas também foram muitas e as realizações pífias. E faz isto com tal maestria porque já sabe que o brasileiro não dá a mínima para realizações.
ACALENTAR O SONHO
O povo brasileiro prefere promessas e expectativas. Isto, culturalmente, faz parte daquilo que é mais importante: acalentar o sonho. Assim, o negócio é jamais matar o sonho. Mais adiante, com mais calma, novas explicações serão encontradas para justificar os porquês da não realização das promessas de hoje. Afinal, como sempre, haverá lá adiante um culpado de plantão. Quando começará um novo ciclo com novas promessas.
MELHORA EM 30 DIAS
Hoje, com a enorme onda de notícias, informações e esclarecimentos constantes, uma coisa está bem clara para quase toda nossa população: o Brasil pode crescer tanto quanto a China, Índia e Paquistão. Basta fazer algumas reformas. Com profundidade, no entanto. Sem meias solas. De motoristas de táxis e lavadeiras, até empresários e políticos, todos sabem que nestes países o crescimento é de 9% ao ano. Falta o quê, para nós? Decisão. O povo, com certeza vai sentir uma melhora em menos de 30 dias se as reformas vierem. E aí o país acelera.
CUMPRIMENTOS
O novo vice-governador do RS, Paulo Feijó, felizmente já está livre para divulgar suas idéias liberais. E na primeira oportunidade, numa aula magna, deixou bem claro o que pensa sobre empresas estatais. Antes que a sociedade se irrite com o assunto, Feijó propõe que todos pensem, estudem e, a partir daí, respondam: Afinal, que contribuições são obtidas com estatais? Se alguém se debruçar sobre o tema por dois minutos já terá uma resposta pronta: é preciso privatizar urgentemente. Portanto, mentes à obra.

Nenhum comentário: