quarta-feira, abril 23, 2008

UM GOVERNO IMPOSTO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS!

1. Um texto que ajuda a entender o governo Lula foi escrito ainda no final dos anos 20, pelo jornalista, escritor e filósofo espanhol José ORTEGA y GASSET (foto). Aqui foi publicado numa coletânea de textos pela Bibliex, agrupados com o título: - A Rebelião das Massas". O artigo específico é Um Dado Estatístico e este trecho está na página 81. Diz assim:

2.
"Esse poder publico tenta se justificar. Não se apóia absolutamente no futuro, mas ao contrário, restringe-se ao presente e diz candidamente: - Sou um modo anormal de governo, que é imposto pelas circunstâncias. Isto é pela urgência do presente, e não por cálculos em relação ao futuro.


3.
Por isso sua atuação resume-se em fugir do conflito do momento; não em resolvê-lo, mas em escapar dele momentaneamente, usando de qualquer meio, mesmo a custa de acumular maiores conflitos para depois. Quando exercido diretamente às massas, o poder público sempre tem sido assim: onipotente e efêmero. Carece de projeto, segue a deriva. Por isso nada constrói, embora suas possibilidades, seus poderes, sejam enormes."

Nenhum comentário: