quarta-feira, abril 16, 2008

Para não haver mais dúvidas

Em 2004, o Arquivo Nacional, Órgão subordinado a Casa Civil da Presidência, publicou o documento chamado: "Subsídios para um DICIONÁRIO BRASILEIRO de Terminologia Arquivística" . Este documento define:
dossiê:
Unidade de arquivamento constituída de documentos relacionados entre si por assunto (ação, evento, pessoa, lugar, projeto).
banco de dados ver base de dados // base de dados: Conjunto de dados processados eletronicamente, organizados de acordo com uma seqüência lógica que permite o acesso a eles de forma direta, por meio de programas de aplicação. // arquivo: Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independente da natureza dos suportes.

ENVIADO A ESTE BLOG, POR UM ESPECIALISTA QUE TRABALHA NO PALACIO DO PLANALTO E QUE AGREGOU O COMENTÁRIO ABAIXO
:

-A única diferença conceitual entre dossiê e banco de dados está no suporte dos documentos. No primeiro é feita reunião física de documentos e na segunda são reunidos dados de documentos de maneira eletrônica ou com ajuda de algum software. Porém, a acumulação anormal de informações denota alguma intenção fora do normal. O fato é que alguém precisou reunir de maneira não natural documentos e informações para atender a alguém ou a algum propósito. Qualquer maneira diferente de arranjo de documentos, seja banco de dados ou dossiê, é não natural, e só existe por necessidade de atender a alguma necessidade não natural.

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