domingo, abril 06, 2008

O CAMPO ARDE NA AMÉRICA DO SUL: PROTESTOS SE AMPLIAM!

1. A greve dos produtores agropecuários na Argentina já dura mais de 20 dias. A luta contra a tributação adicional que é chamada de "confisco" afeta o abastecimento e os preços. Presidenta politiza e partiu para o confronto em comício.

2.
Um protesto similar se dá na Bolívia onde se mantém bloqueadas várias rodovias internacionais, com produtores e caminhoneiros que se opõem a proibição de exportar azeite vegetal.


3.
No Paraguai, semana passada, a jornada de protestos reuniu 10 mil pequenos produtores que atravessaram Assunção, liderados pela FNC - frente nacional camponesa. Repudiam a política econômica do governo e pedem mais acesso a terra, saúde e educação nas zonas rurais.


4.
Na quarta passada, as organizações agrícolas do Chile, com 2 mil agricultores na frente, pediram proteção frente à caída do dólar que coloca o setor à beira do fracasso. Dizem que a depreciação de 45% do dólar frente ao peso chileno prejudica o setor e especialmente os agricultores.


5.
No México o setor agrícola se prepara para protestos contra a perda de competitividade pela entrada em vigor do Tratado de Livre Comercio com os EUA. O mesmo ocorre na Costa Rica.

Nenhum comentário: