quarta-feira, janeiro 31, 2007

INFORMÁTICA NA CAMPANHA ELEITORAL DOS EUA!

O uso de vídeos na internet como ferramenta na campanha presidencial norte-americana, exemplificada pelo lançamento da candidatura de Hillary Clinton em seu site, é tema de reportagens publicadas em diversos jornais internacionais.
Para The Washington Post , “a campanha para as eleições de 2008, já em andamento, deverá ser lembrada como o ponto em que os vídeos na internet se tornaram essenciais para a estratégia de comunicações de qualquer candidato presidencial sério”. Segundo o jornal, “os candidatos e suas equipes vêem os vídeos na internet como uma ferramenta barata e potencialmente significativa para contar sua história de campanha sem o filtro da mídia tradicional”.

O britânico The Times , por sua vez, diz que o uso desse tipo de tecnologia “permite aos candidatos demonstrar uma afinidade com a modernidade e ao mesmo tempo permite a eles controlar sua mensagem de uma maneira que uma entrevista coletiva ou entrevistas na TV não permitiriam”. Segundo ele, a decisão de Hillary de lançar sua campanha na internet “evitou o controle da grande mídia, que apesar de ter o acesso direto a ela negado no fim de semana, ainda assim deu a ela grande cobertura”.

O também britânico The Guardian observa que os lançamentos das candidaturas democratas de Hillary e de Bill Richardson, no fim de semana, com vídeos na internet, seguiram o exemplo do também democrata senador Barack Obama, que já havia publicado seu vídeo na terça-feira. “A escolha pela internet confirma uma tendência crescente nos EUA, onde a internet está se tornando parte integrante do processo político. Políticos e ativistas prestam agora tanta atenção aos blogs quanto às fontes tradicionais de notícias”, diz a reportagem.

Nenhum comentário: