quarta-feira, janeiro 17, 2007

OS VALENTÕES!

Apesar das críticas na campanha eleitoral o discurso de posse do presidente do Equador Rafael Correa, sequer citou a dolarização da economia equatoriana. No Equador, Panamá e El Salvador a moeda oficial é o dólar. Na porta do Banco Central do Equador havia uma tabuleta: Aqui jaz Sucre (nome da ex-moeda do Equador). Mas Rafael Correa não é bobo e não rasga dinheiro. A economia do Equador responde favoravelmente a dolarização dos últimos anos. Cresce em regime de estabilidade. Valentão? Nem tanto!
Chávez, por seu turno, faz e diz. Mas a dependência as exportações de petróleo para os EUA, permanece. Com o barril de petróleo tendo perdido 20 dólares na cotação, o valentão grita para inglês ver. Ou... de angustia. Afinal se o barril cai 30% as receitas fiscais caem 30%, pois a conta petróleo na Venezuela não é comercial: é fiscal. E lá o sistema tributário é a receita de petróleo.
Sobra para o Evo Morales - o primo pobre dos valentões. Segue a risca o que manda o valentão-chefe e a Bolívia está sendo geopoliticamente, destroçada. Cochabamba em confronto. Santa Cruz sinalizando autonomia. E o valentão... patinando.

Nenhum comentário: