sexta-feira, março 28, 2008

Quais seriam os 10 mandamentos de Maquiavel?

Em seu livro O Príncipe, Maquiavel traça o perfil que deveria ter um governante na transição da idade média para o renascimento. O perfil que ele traçou para aquela época se mostrou atual todas às vezes, que desde então, foi confrontado com a realidade.
Não me lembro de ter lido em nenhum lugar sobre algum Decálogo de Maquiavel, em todo caso, para um melhor entendimento de todos nós, da brilhante e elegante figura que ele foi, vamos tentar criar uns mandamentos como sendo dele. Acredito que esta fosse a sua ótica, a ótica que ele relata em sua obra e aconselhava (e continua aconselhando) aos detentores ou pretensos detentores do poder.

1- Zele apenas por seus interesses (em primeiro lugar pelos seus interesses, somente zele pelos interesses dos outros se eles vierem a coincidir com os seus interesses, ai eles passam a ser seus também. Quando você tiver que abrir mão de um interesse seu em beneficio do interesse de outros, que isso fique muito claro, que se sobressaia a sua grandeza).

2- Não honre a ninguém além de vc mesmo (não se submeta, não se diminua, não se agache, não seja subserviente. Se faça útil, indispensável, tenha orgulho do que faz e o faça com competência e honra).

3- Faça o mal, mas finja fazer o bem (quando por acaso você vier a fazer o mal, quando for obrigado a prejudicar alguém, ou um determinado grupo, faça, mas procure minorar ou esconder tal feito, tal atitude e seus efeitos).

4- Cobice e procure (Busque, lute para) obter o que puder (que sua voz tenha força e suas ações tenham peso, importância e conseqüência e para que consiga atingir seus objetivos).

5- Seja miserável. (Seja obstinado, não tenha medo ou pena, faça o que tem de ser feito - É APENAS SIMBOLICO! (esse exemplo vai causar a maior polêmica!) SERÁ QUE CAÍFAIS E PILATOS PRECISAVAM QUE JUDAS DENUNCIASSE, TRAÍSSE E ENTREGASSE JESUS A ELES? MAS A HISTÓRIA NOS CONTA QUE JESUS CHAMA JUDAS E LHE DIZ: FAZ O QUE TENS DE FAZER. E ELE O FAZ PENSANDO QUE O SEU MESTRE IRIA ENTÃO SE APRESENTAR COMO O FILHO DE DEUS, COMO O REI DOS JUDEUS E SE IMPOR SOBRE OS ROMANOS E O TEMPLO. POR ISSO ATÉ HOJE TODOS TENDEM A ACHAR QUE JUDAS FOI UM MISERÁVEL, POR QUE FEZ O QUE TINHA DE SER FEITO, O QUE PRECISAVA SER FEITO - isso não significa não ter consciência) JUDAS TEVE CONSCIÊNCIA. ENFORCOU-SE NA HORA QUE TEVE CONCIÊNCIA DE QUE NÃO TINHA CONCIÊNCIA DO QUE REALMENTE FAZIA.

6- Seja brutal (Seja firme. Seja duro, não tenha pena da dor da injeção de benzetacil (?) que tenha que aplicar. Lembre-se da cura que provirá dela.

7- Engane o próximo toda vez que (for indispensável e que for possível, de tal forma e de preferência que esse próximo - e os distantes também - não descubra que foi enganado) puder.

8- Mate (Imobilize, tire de combate, faça com que eles não possam lhe causar nenhum dano ou problema) os inimigos, e se for preciso mate (coopte, consiga o apoio irrestrito, caso contrario terá que agir com estes como se fossem inimigos) os amigos também.

9- Use a força (a justiça, a sabedoria, a inteligência, o poder...) em vez da bondade ao tratar com o próximo.

10- Faça o mal de uma só vez o bem faça aos pouquinhos... ou: Pense exclusivamente na guerra. NÃO SEI QUAL DOS DOIS ANALISAR. O PRIMEIRO É AUTO-EXPLICATIVO E JÁ ESTÁ INSERIDO EM NOSSO COTIDIANO, NA NOSSA CULTURA. O SEGUNDO É MAIS DADO A INTERPRETAÇÃO: Pense exclusivamente na guerra. (Pense sempre em primeiro lugar em suas estratégias, em sua logística, em seus movimentos, em suas ações e nas possíveis reações de seus parceiros e adversários). GUERRA É O JOGO DA VIDA.

Um comentário:

depilador disse...

muito justo que com que li este testo, a anos tinha um pedaço de jornal velho sobre o decálogo de Maquiavel hoje vi que de fato é bem correto pela natureza dos demais humanos tanks