domingo, março 16, 2008

NAPOLEÃO: - D. JOÃO VI FOI O ÚNICO HOMEM QUE TIROU PROVEITO DE MIM!

Le Monde, 5 de março de 2008 - “Obrigado Napoleão”, Dizem os Brasileiros - trechos.

1.
Há pressa, porque Napoleão ordenou que o General Junot invadisse Portugal. Lá vai ele que marcha rumo a Lisboa, encabeçando uma tropa de 25 mil homens. Na manhã do 29 novembro, a chuva parou, o sol brilha, o vento sopra. A ordem de partida é dada. A frota desce lentamente o Tejo e distancia-se sob proteção de uma esquadra inglesa. Já era hora. A tropa precursora de Junot chega ao cais uma hora depois da partida do último navio. O louco empreendimento do general acabará rápido. Milhares de insurgentes pegarão armas contra os regimentos que voltarão à França em agosto 1808. Sobre Dom João, Napoleão teria gritado: “Ele foi o único homem que tirou proveito de mim”.


2.
Depois de 52 dias de travessia, Dom João desembarca em Salvador da Baía. Pela primeira vez um soberano da Europa toca o solo da América. A festa dura uma semana. Esta escala é um golpe político. Dom João reafirma sua autoridade sobre a população das províncias do norte, ao redor de uma cidade, Salvador, primeira capital do Brasil e nostálgica de não o ser mais.


3.
Três séculos depois de sua descoberta por Pedro Álvares Cabral, o Brasil ainda era uma terra inexplorada. Era um país com fronteiras mal definidas, sem verdadeiro poder central, sem comercio interior nem dinheiro. Seus três milhões de habitantes quase não se sentem “brasileiros”. A chegada do príncipe transforma a colônia em metrópole. Sob seu impulso, o Rio cresce, fica mais bonito e mais sofisticado.


4.
Ele abre-se aos produtos e às idéias. Dom João implanta um estado estável e organizado. Ele dá ao Brasil sua unidade territorial, política, econômica e lingüística. Enquanto a América espanhola pega febre e rasga-se, o Brasil se emancipa tranqüilamente sob tutela portuguesa. Em 1815, o regente proclama o “Reino Unido do Portugal, do Brasil e de Algarve”, tornado o Rio equivalente a Lisboa. O Brasil de hoje festeja com orgulho o bicentenário da chegada de Dom João. Ele organiza exposições, imprime selos e emite moedas comemorativas. No último carnaval, várias escolas de samba fizeram dele seu tema de desfile. Um dos refrãos, cantado pela multidão, terminava com um alegre: “Adeus Napoleão!” Adeus, e obrigado.

Nenhum comentário: