quinta-feira, março 27, 2008

A GALINHA

AVE BEM CONHECIDA
Quando o assunto é economia, os brasileiros sabem muito bem o significa Vôo da Galinha. O fenômeno e a ave já são bastante conhecidos por aqui, onde a euforia do crescimento econômico sempre foi breve e efêmero.
SUBSTITUIÇÃO DA AVE
Desta vez, sustentado pelo clima e pelo apetite do mundo todo, as commodities foram grandes responsáveis pela salvação da nossa pátria. Junto com a liberação do crédito, que impulsionou decisivamente a economia interna, a galinha foi substituída, momentaneamente, por uma outra ave com mais autonomia de vôo.
AVE SÍMBOLO
Como o nosso forte é não saber dosar qualquer euforia, mais por falta de capacidade administrativo/governamental, as desconfianças já começam a incomodar. E já inicia assim uma possibilidade de vermos a galinha voltar a ser a ave símbolo da economia brasileira.
ÁGUIA
Não se iludam: os EUA, mesmo com a crise que estão vivendo, e que é muito séria, têm a águia como símbolo. Isto já admite uma virada de página da crise pela determinação. Já o Brasil, por preferir a pobre galinha, pode perder a grande oportunidade de se manter em vôo, caso não tome atitudes corretivas em tempo.
TEMPO E DINHEIRO
Volto a repetir: bem antes dos produtos estarem dispostos nas prateleiras, é preciso que sejam industrializados. Quando a indústria percebe que não tem capacidade de atender rapidamente os consumidores, mais investimentos são exigidos para tanto. Mas isto leva tempo e dinheiro até que mais produtos cheguem ao alcance dos consumidores.
NO SOLO
E para não matar a galinha, que sempre tenta voar, algumas medidas são necessárias. Na maioria das vezes elas são amargas e de pouca compreensão. E se influenciadas pela imprensa que prefere discutir futebol (e aí também com pouco conhecimento), aí a sociedade menos esclarecida grita ainda mais. Resultado: a galinha, pesada e incapaz de permanecer no ar, volta ao solo.
POVO EMBRIAGADO
Independente do prazo, sem energia suficiente não há investimento que possa prosperar. E isto é um complicador que, infelizmente, vai atrasar muitos investimentos por aqui. Como o governo não percebe por ser incompetente, pensa que as commodities só subiram de preço graças ao Lula. E, o povo, mais uma vez embriagado, acredita.

Fonte: PONTOCRÍTICO.COM

Nenhum comentário: