terça-feira, março 04, 2008

O GENERAL E LIBERTADOR JOSÉ DE SAN MARTIN!

O principal e mais preparado General no processo de independência da América Latina. Bolívar dirigiu para valer a expulsão dos espanhóis do território central do que hoje é a Colômbia. A libertação da própria Venezuela se deu por acordo, após a revolução constitucionalista de 1820 na Espanha. O jovem General Sucre - expulsou os espanhóis no que hoje é o Equador e venceu a batalha final contra os espanhóis - Ayacucho - no Peru.
San Martin é o libertador da Argentina, Chile e Peru, este centro do império espanhol. Militar mais preparado que Bolívar e de muito maior preparo intelectual. Democrata - ao contrário de Bolívar - com textos sobre a independência dos poderes. Amante dos livros levava consigo sua biblioteca e a ampliava.

Lia em francês, inglês e latim, além do espanhol. Doou para a construção da biblioteca de Santiago do Chile o premio que lhe foi dado pela vitoria de Chacabuco. Em cada cidade que passava fundava uma biblioteca. Parte de sua biblioteca pessoal foi doada a Biblioteca Nacional de Lima. Disse: "- Os dias de luz da Ilustração são tão letais para os tiranos como vitais aos amantes da liberdade. Eles estabelecem no mundo literário um período de progresso do espírito, ao qual se deve grande parte da conquista dos direitos dos Povos. A Biblioteca é uma das obras empreendidas que mais contribuem à causa americana; Todo homem tem o direito de instruir-se gratuitamente no tema e matéria que lhe convenha. "

Morreu exilado - e esquecido em Paris. Terminava sempre suas carta dos exílio escrevendo: - "Quando não existamos mais, nos farão justiça." É o que este Blog faz aqui.

Nenhum comentário: