sexta-feira, março 28, 2008

A identidade da esquerda!

Resumo de artigo de Leandro Konder no Jornal do Brasil!

1.
Os impasses da esquerda e a malandragem da direita criam um espaço peculiar - :.....nem esquerda nem direita souberam ocupar e manter esse lugar , vide Jânio e Collor . Esse é um espaço que vem crescendo no vácuo da fragilidade institucional brasileira, e ocupado agora pelo Lula ...que montou uma base heterogênea para governar - que por vezes o impede de governar - e engloba democratas, liberais, conservadores, populistas e até socialistas.


2.
Para não se perder nesse ambiente a esquerda deve se recordar do princípio gramsciano: "pessimismo da inteligência, otimismo da vontade”. A discussão empobreceu, a resignação se expande, e o espírito questionador está anêmico.


3.
A esquerda tem consciência desse drama e o enfrenta procurando não morrer. Quer mudar sem encerrar a luta e sem morrer. Conclui esclarecendo - o que entende por esquerda - hoje - ...são espíritos críticos que propõe alternativas aos malefícios que a desigualdade social acarreta para a humanidade. Seriam especialistas na luta contra a injustiça e na arte da sobrevivência.

Nenhum comentário: