sexta-feira, setembro 15, 2006

DELAÇÃO PREMIADA: NECESSIDADE E RISCOS!

A reportagem que a revista Isto É faz com o corruptor Vedoin (foto) que agora acusa ao ex-ministro José Serra, mostra que o instituto da delação premiada não pode ser um espetáculo midiático promovido pelos que tem interesse político nesse jogo. A delação premiada deveria ser um instrumento para a investigação de responsabilidades e por isso mesmo, deveria ter o perfil baixo necessário, para que os corruptos não tenham tempo de esconder provas ou de subornar o corruptor.
Mais grave ainda é quando se dá ao corruptor a autoridade para acusar, ou seja, aceitando como verdade tudo o que ele diz. Ele passa de réu a juiz, acusando e condenando ao mesmo tempo. Num ano eleitoral é prato feito. Quanto custou ao PT pagar a ele para que fale o que interessa ao PT em SP?
A revista publicou naturalmente, pois esse é o seu papel, na medida que Vedoin foi sacralizado pelo macarthismo no processo sanguessuga, onde era ele que dizia quem tinha culpa ou não. Que sirva de lição e que daqui para frente a delação premiada seja objeto de investigação para se chegar aos culpados e quadrilhas e não para um show de circo, autorizando tudo o que o corruptor diga.
Este Blog imagina se Vedoin resolvesse dizer que Lula ou Alckmin, era corrupto: ele teria decidido o primeiro ou segundo turno da eleição.

Nenhum comentário: