sexta-feira, setembro 15, 2006

CALDERÓN NELES! CHÁVEZ MANDA; MORALES SEGUE!

Calderón - presidente eleito do México, abateu a candidatura favorita de Lopez Obrador - do PT do México - desconstruindo um hipotético governo de seu adversário. Usou duas linhas: uma a da desorganização da economia que adviria; outra a do risco do chavismo.]
O episódio de ontem com a Bolívia, o bagunção que o grupo de Lopez Obrador provocou depois da derrota, a prática internacional de Chávez junto ao Irã e sinalizando apoio a terroristas, dá material de sobra para que a oposição mostre que Lula não é apenas passivo, mas que está jogando com seu grupo, num futuro chavista para a América Latina.
Ninguém é ingenuo para pensar que Morales é tão valente ou idiota assim. O que na verdade ele tem por trás é a orientação de Cháves (vide documento da associação bolivariana assinado em Cuba como oposição aos tratados de livre comércio). Orientação política dada por Chávez, e a garantia dos petrodólares para bancar um impasse pela política adotada por Morales por indução.
Chávez quer - e Lula tem que saber através do Itamarati - que a Bolívia está sendo empurrada para um confronto entre as províncias orientais e ocidentais. Militares venezuelanos já estão dentro da Bolívia. Lula não é tão idiota a ponto de pensar que se trata apenas de uma disputa em torno da Petrobrás. Trata-se da tentativa de implantar um modelo autocrata-populista-chavista e a Bolívia - por suas fronteiras - é peça central. Cabe a oposição dizer isso com todas as letras e antecipar o jogo de Lula e do Sargento Garcia (seu assessor de política externa). A latere, o plástico ministro Celso Amorim, pastosamente contemplativo.

Nenhum comentário: