quarta-feira, dezembro 26, 2007

“O EDITORIAL É A CONSCIÊNCIA DE CULPA DO NOTICIÁRIO"!

1. Essa frase é de Jean Daniel (foto) - editor na época do Nouvel Observateur. A grande manchete do Globo, no dia seguinte da derrota do Goevrno, colocou lenha no terrorismo do governo diz: "Sem CPMF, governo deve subir impostos e congelar salários" . Mas seu editorial - Ganhos e Perdas - começa assim: “Foi derrotado, na madrugada de ontem no Congresso, um modelo fiscal forjado a partir da saída de Antonio Palocci do Ministério da Fazenda, assentado em gastos correntes em alta e sustentado por uma carga tributária ascendente para financiar a gastança.”

2.
Na verdade os recursos saem da mão do governo federal e vão para o consumo e investimento das pessoas e empresas. E nessa dinâmica econômica as pessoas voltam a pagar impostos e contribuições, num valor proporcional pela velocidade muito maior de circulação da moeda. E que os Estados e Municípios, que tinham que mendigar convênios, recebe agora os tributos através de compartilhamento do imposto de renda, do IPI, do ICM, e diretamente do ISS etc... livrando-se do talo imperial do governo federa. Nesse sentido a extinção da CPMF reforça a Federação.

3.
Este Blog sugere a leitura de textos sobre Supply-Side Economics. Na falta de livros a mão, basta entrar no google ou outro buscador, colocar a expressão, e clicar.

4.
E as mentiras do governo ficaram expostas e com assinatura de Lula, ao dizer que 100% da CPFM ia para a saúde. Então a CPMF não era a base do bolsa-família. Elementar meu caro Watson!

Nenhum comentário: