terça-feira, dezembro 04, 2007

AS MUDANÇAS NA ESTRUTURA DE PREÇOS DE OFERTA E DEMANDA DOS PRODUTOS COM BASE EM RECURSOS NATURAIS, COMO ALIMENTOS

JEFFREY SACHS (Diretor do Earth Institute e da U. de Columbia)

Trechos!

1. Atualmente, a escassez cada vez maior de recursos naturais é uma tendência fundamental no mundo todo. Nos últimos anos, o petróleo e o gás natural foram às alturas. O mesmo ocorreu com os alimentos nos últimos doze meses. A razão essencial do encarecimento dos recursos naturais é o forte crescimento econômico, sobretudo na China e na Índia, que se choca com os limites físicos das reservas de terras, de madeira, de petróleo, de gás e de água.

2. A impressionante escalada mundial dos alimentos obedece a muitas causas, mas o ponto de partida é o aumento do consumo, mais uma vez impulsionado energicamente pelo crescimento econômico da China. Seu povo come mais, principalmente carne. Por sua vez, isto torna necessário importar maiores quantidades de alimentos para animais, fabricados à base de soja e de milho. Por outro lado, a alta mundial dos preços da energia encareceu a produção de alimentos, que a consome em grandes quantidades (fertilização, trabalhos agrícolas, transporte).

3. Ao mesmo tempo, a referida alta cria um forte incentivo para que os agricultores substituam a produção de alimentos pela de combustíveis. Os norte-americanos estão convertendo em etanol 2000 milhões de bushels de milho, numa colheita total de 12.000 milhões no ano comercial 2006–2007. Para 2007-2008, está previsto elevá-los a 3500 milhões de bushels (medida equivalente a 35,23 litros). As novas refinarias de etanol em construção, mais de 70, duplicaram o consumo de milho para produzir o referido combustível.

4. Consequentemente, intensificaram a carestia do cereal para alimentação. Estas três ameaças – crescente demanda mundial, conversão de alimentos em combustíveis e as transformações climáticas – têm tido um papel conjunto na subida dos preços mundiais dos alimentos, muito mais do se previa, inclusive, há alguns anos.

Nenhum comentário: