domingo, dezembro 09, 2007

CHICAGO! ENCONTRO DE PREFEITOS SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA! NOTAS!

1. Prefeito de Chicago: -Terroristas aqui, são as gangs. Industria de armamentos é a mais protegida dos EUA.

2. Prefeito de Miami: - Violência nas ruas já é obsessão.

3. Tom Diaz: analista senior do Violence Policy Center. Crime organizado tem estrutura flexível quanto a recursos, decisões, não precisa de chefe, nem hierarquia. As policias são organizações burocráticas. / Gang MS 13 começou em Los Angeles com salvadorenhos e hoje é transnacional e serve de modelo a outras. / EUA repatria delinqüentes das gangs que reorganizam tudo em seus paises. / Estão em 42 Estados nos EUA e tem 10 mil membros. / M 18, é outra, mas de crimes menos violento e tem 40 mil membros nos EUA.

4. Ainda Tom Diaz: Industria dos EUA torna as armas ainda mais letais. / MAGNUM 500: é arma de mão com potencia de fuzil, que vara os coletes da policia. Novo Rifle para franco atirador penetra aço com nova munição penetrante. Em breve estarão nas mãos de gangs e narcotraficantes. / EUA tenta desburocratizar através de grupos integrados de várias policias. / Governo dos EUA se fixa no terror. Tem instrumentos, mas não atua sobre gangs. / Armas não têm os controles e registros que carros tem.

5. Arif Alikhan: Vice-prefeito, responsável pelo Departamento de Segurança Publica de Los Angeles. / Los Angeles é berço das atividades de gangs nos EUA. / Gangs são responsáveis por 56% dos homicídios. / Gangs tem vínculos culturais e também familiares. / 12 delitos típicos das gangs: homicídio, extorsão...Crimes diminuem em geral, mas aumentam os praticados por gangs. / MS 13 foi criado em 1980, tem 19 cliques e 900 membros aí. / Controlam suas ações de dentro das cadeias.

6. Cortez Trotter: chefe do Corpo de Bombeiros. / Escritório de prevenção a desastres naturais se transformou em organização de informação e prevenção a desastres, delitos, acidentes, etc...com amplos e sofisticados sistemas, mostrados aos prefeitos. Chicago tem 500 câmeras conectadas e operadas desde a base central. / E sistema móvel deslocável com as mesmas informações.

7. Prefeito de Windsor-Canadá, fronteira com EUA (Detroit). 20 milhões de caminhões atravessam fronteira ali, por ano. 25% do comércio EUA/Canadá. 40% de todos os caminhões entre os dois paises. / Controle se faz, em operações conjuntas de todos os níveis de governo e dos dois paises.

8. Prefeito de Tijuana-México. 2,2 milhões de habitantes e cresce a 5% por 7 a 8 mil deportados por mês desde os EUA que terminam ficando por lá. / 25 milhões de veículos por ano, cruzam a fronteira ali./ Via de drogas além de produtos. / Criou Museu do Crime Organizado para conscientizar/chocar jovens. / GPS nos veículos de policia. / No último ano prenderam 13 mil delinqüentes.

Observação: Polícia Rodoviária Nacional deveria visitar Windsor e Tijuana e conhecer os sistemas de controle de caminhões, nas fronteiras.

Nenhum comentário: