segunda-feira, dezembro 10, 2007

AINDA O CONSERVADORISMO DA ESQUERDA!

Trecho do artigo de Anthony Giddens - Modernizar a Esquerda!

1. Num mundo em constante mudança, existe outra dimensão de igual importância, a da modernização em oposição ao conservadorismo. Modernização significa elaborar políticas que nos permitam adaptar-nos a um mundo diferente do anterior, no qual a globalização é o principal motor da mudança.

2. E já não há porque se identificar a direita política com o conservadorismo. Pode haver modernizadores de direita; Sarkozy é um exemplo perfeito. O futuro da esquerda na França está em adotar a modernização, ou, em outras palavras, em elaborar políticas que nos ajudem a preservar e a aprofundar os valores da esquerda na era da globalização. Temos que convencer os conservadores de esquerda no sentido de avançarem em direção à modernidade.

3. O socialismo em si é um projeto morto, porque se baseava na idéia de que os mecanismos de mercado podem ser substituídos por uma economia regulada e na tese de que é possível superar o capitalismo com uma sociedade muito diferente. O socialismo era filho da sociedade industrial, ao passo que agora vivemos numa sociedade pós-industrial (globalizadora), com uma estrutura de classes diferente e uma dinâmica diversa. Já não podemos definir a esquerda em função da luta da classe operária; a classe operária está desaparecendo.

Nenhum comentário: