terça-feira, dezembro 18, 2007

JUAN BAUTISTA ALBERDI FOI O MAIS IMPORTANTE INTELECTUAL ARGENTINO VOLTADO PARA A POLÍTICA, DO SÉCULO 19

Nasceu em 1810 e entre outros feitos negociou o reconhecimento da independência argentina, pela Espanha em 1855, 45 anos depois, dela. A do Brasil foi reconhecida por Portugal e Inglaterra de 1825, 3 anos depois.
Em seu artigo semanal no caderno Zona do Clarin, o historiador Felipe Pigna faz um resumo da vida publica de Alberdi. Deste artigo foram retiradas estas duas citações, que servem muito, para os dias de hoje. A citação, "os empréstimos não são feitos para realizar as obras públicas, mas as obras públicas são feitas para realizar os empréstimos" é deliciosamente genial. Este Blog se lembrou da Transposição do Rio São Francisco. Textos escritos no início nos anos 1870.

1. Disse Alberdi: “Da guerra nasce o governo militar, que é o governo da força substituindo a justiça e o direito, como princípios da autoridade. Não podendo fazer que o que é justo seja forte, se faz que o que é forte seja justo. O direito da Guerra, é, o direito ao assassinato e ao incêndio, à devastação na maior escala possível. Estes são crimes pelas leis de qualquer país do mundo. A guerra os sanciona e os converte em atos honestos e legítimos, vindo portanto, ser a guerra, o direito ao crime".

2. Agudo observador da realidade argentina, ele escreveu: “Nos países novos em que a realidade abunda mais que o juízo, se dá freqüentemente o nome de empréstimos para obras públicas, ao que em realidade são obras públicas para empréstimos. Assim, tão pronto como o empréstimo é conseguido, a obra pública perde seu objeto. Quanto mais irrealizável, mais serve a obra a seu objeto, que é o empréstimo, não a obra.”

Nenhum comentário: