domingo, dezembro 09, 2007

ETANOL: TRECHOS DO EDITORIAL DO New York Times!

1. O etanol americano baseado em milho é caro. Em vez de importar etanol barato do Brasil, feito de cana, os EUA impõem uma tarifa de 54 centavos por galão sobre o etanol do Brasil. E então concedem um subsídio fiscal de 51 centavos por galão aos produtores americanos - generosos subsídios que os produtores já recebiam de programas agrícolas.

2. As distorções na produção agrícola são alarmantes. Os preços do milho subiram cerca de 50% em relação ao ano passado, enquanto os preços da soja têm projeção de aumento de 30% no próximo ano, pois os agricultores substituíram a soja por milho em seus campos. O crescente custo da ração animal está fazendo subir os preços dos laticínios e produtos avícolas.

3. Entretanto, os benefícios ambientais são modestos. Um estudo publicado no ano passado por cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley estimou que, depois de contabilizar a energia usada para cultivar o milho e transformá-lo em etanol, o etanol de milho reduz as emissões de gases do efeito estufa em apenas 13%.

Nenhum comentário: