terça-feira, fevereiro 06, 2007

Social-Democracia ...Alguém sabe o que é isto?


A idéia de uma sociedade social democrata é bem antiga. Nasceu de homens que acreditavam na existência de um estado justo, e que pudesse ser atingido pelo caminho da democracia. Como toda idéia, precisava de um nome - foi assim que o termo "social-democracia" acabou servindo de rótulo para um conjunto de conceitos que foram ao longo da história, conformando um ideal. Esse nome nasceu da expressão cunhada por Aléxis de Tocqueville, um grande estudioso francês, que, em 1835, em seu livro A Democracia na América, chamara a experiência da democracia americana de "democracia social".
Para Tocqueville, a novidade na experiência americana merecia um novo nome, era
mais que o simples ideal democrático, conforme o conceito de democracia criado pelos gregos já na antiguidade. Tocqueville via na América do inicio do século XIX uma experiência que brotava da participação efetiva dos cidadãos a partir de suas bases locais.
Hoje, o conceito de social-democracia expressa em linhas gerais a vontade de realizar a democratização da sociedade a partir da crença no valor da igualdade de oportunidades para todos. Mais que isso, na crença da necessidade de haver instituições políticas que concretizem esse projeto. Como se pode notar, é uma idéia bem diferente dos ideais socialistas, que viam na presença forte do Estado, a garantia de efetivação de políticas sociais em favor das classes populares, e bem distante também dos ideais do liberalismo, que vê na liberdade das ações do mercado o mecanismo para atingir uma sociedade mais justa.
Quando comecei a me interessar pela social-democracia, vi que o modelo sueco do século passado parece ser o mais bem sucedido. Mas alguns problemas existiam, sendo o maior deles a altíssima carga tributária, para sustentar seu Welfare state. Hoje, existe uma corrente (que me parece ter saído da social-democracia, ao menos são bem parecidas) chamada social-liberal, que acha que o Estado não deve ser tão inchado, com cargas tributárias tão pesadas, limitando-se talvez a pontos fundamentais para o desenvolvimento do cidadão (educação básica, saúde e segurança, por exemplo). Dessa maneira, achei o social-liberalismo um pouco paternalista pra ser neoliberal, e menos dependente do Estado do que a social-democracia. Ao mesmo tempo se parece demais com os dois.
Com o passar do tempo, esse negócio de social-democracia se tornou um exemplo típico de conceito vazio criado por intelectuais europeus. É impossível que alguém discorde de qualquer um dos pontos do que foi descrito aí. O que eu gostaria de saber é como seria possível ter uma democracia não social.
O mundo está dividido entre liberais e marxistas.. o resto é slogan e conversa fiada.
O que eu quis dizer acima, é que quando começam a falar em social isso ou social aquilo eu sinto cheiro de demagogia no ar. É impossível ter uma democracia não social. Porque quem tem a palavra final é sempre o povo. Então ou você tem uma ditadura ou democracia, mas falar em democracia social ou social democracia é meio redundante.
O que ocorre é a demagogia. Setores da esquerda se apropriam do termo "social" e passam a descrever os programas deles como sociais enquanto que os programas dos outros são a favor da elite ou sei lá o que.
Então, a desapropriação de terras produtivas para entregá-la a meia dúzia de pelegos que viverão ali abaixo da linha de pobreza é um programa social. Mas o incentivo ao agronegócio que cria milhares de empregos e ajuda nas exportações não é programa social mas é para as elites, etc..
No fim, é tudo mistificação.

Nenhum comentário: