segunda-feira, fevereiro 05, 2007

A cara de pau do Luis Nassif!

Amigos, o Nassif escreveu um post criticando a relação da mídia com os "grandes grupos" internacionais.
Escrevi um comentário lembrando que o IG, responsável pelo blog dele, também faz parte de um "grande grupo" internacional, mas acho que ele censurou -- mandei três vezes e nada dele aparecer.
Dessa forma, gostaria de colocar o tal comentário aqui, uma vez que aparentemente ele incomodou o Nassif.

Segue:
Nassif, sem esquecer que o IG também tem o seu "grande grupo econômico" por trás, não?
O iG está seguindo a estratégia de marketing da Fox norte-americana, que começou alegando que a grande mídia "tradicional" (CNN, New York Times, Washington Post) não apresentava "todos os lados" das notícias, e que ela (Fox) era a verdadeira "mídia independente".
Como a Fox, relativamente desconhecida, enfrentou os "grandes grupos" dos EUA? Fácil - com o apoio do governo. Como qualquer um que assista ao canal pode ver, ele é praticamente um "porta-voz" do governo Bush e do Partido Republicano. Publicam matérias duvidando do aquecimento global, defendendo a invasão do Iraque e tantas outras. Afinal de contas, eles são "independentes"!
Então, é isso que querem criar aqui no Brasil: um novo grande grupo de mídia. Para conseguir isso, estão repetindo o "business plan" da Fox: começam criando o mito de que a mídia está irremediavelmente aliada a grupos de interesse "contrários ao bem do país".
Em seguida, monta um time com figuras polêmicas e jornalistas alinhados às posições do governo: lá são Bill O'Reilly, Sean Hannity, Ann Coulter e tantos outros. Aqui são Paulo Henrique Amorim, José Dirceu, Luis Nassif e etc.
E qual a linha desse novo grupo? Ora, se todos os outros estão atacando o governo, ele vai defender. Afinal de contas, os outros grupos já são "donos" dos grandes anunciantes, e o governo - como qualquer governo - está sempre disposto a gastar dinheiro para ter uma publicidade positiva.
Pouco importa que seja um governo corrupto, que invade um país causando a distruição de milhões de vidas inocentes - ou compra parlamentares e movimenta milhões de reais clandestinamente pelo país. O importante é seguir o "business plan", que deu certo na matriz...

Nenhum comentário: