terça-feira, fevereiro 27, 2007

O BRASIL, O URUGUAI E O MERCOSUL


TERRITÓRIO PEQUENO
O Uruguai é, infelizmente, um país cujo território tem dimensões muito reduzidas. Não fosse o tamanho, o que limita o número de habitantes, seria a melhor opção para que muita gente se mudasse imediatamente para Montevidéu ou Punta Del Este, principalmente.
ACERTOS IMPORTANTES
Em 2006 escrevi sobre as reformas que foram aprovadas no Uruguai e mais sobre aquelas que deverão ser aprovadas neste ano. Na realidade transcrevi as informações fornecidas pelo ministro das Finanças do Uruguai, cujo PIB cresceu mais de 7% no ano passado. Uma prova clara dos primeiros e importantes acertos do governo Tabaré Vásquez.
ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS
Volto a repetir o que já escrevi: os cuidados por lá são e continuam grandes e consistentes. Em 2007, pelo que se imagina, o crescimento deve ser muito parecido com o ano anterior, pela forte atração de investimentos que a reforma fiscal e tributária vem oportunizando. Ou seja, tudo aquilo que nós vamos protelando.
FÓRA MERCOSUL!
Os uruguaios não reclama dos EUA. Nem da China ou Índia. Estão fazendo, conforme revelação do ministro, a lição de casa para não mais perder as oportunidades. E como o Mercosul vem demonstrando muito claramente ser uma instituição com puros interesses ideológicos, ao invés de comerciais, nem um socialista como Vásquez quer saber do Bloco.
DE MALA E CUIA
A visita de Lula ao Uruguai, ontem, foi uma boa oportunidade para conhecer os novos objetivos do nosso vizinho. E na medida em que as informações forem passadas aos brasileiros tenho certeza que muita gente gostaria de ir definitivamente para lá. É perto e a língua ajuda. O problema, porém, muito sério, é que o Uruguai, pelo seu reduzido tamanho, não suporta um ingresso de 500 mil pessoas.

Nenhum comentário: