quarta-feira, fevereiro 14, 2007

BUSH LEVA À ÁFRICA A LUTA CONTRA O TERRORISMO!

1. O pentágono cria um novo comando regional que cobrirá toda a África, salvo o Egito. A medida foi anunciada oficialmente dia 6/2/07, pelo secretário de defesa, Robert Gates, em seu comparecimento ao comitê de serviços armados do Senado.

2. Essa decisão deixa claro que Gates e Bush decidiram manter a doutrina militar de Rumsfeld, recentemente afastado. Ou seja: controle de recursos petrolíferos e luta contra o integrismo islâmico.

3. Também confirma a dramática perda de peso da Europa, na visão de defesa dos EUA, porque a maior parte da África estava sob a supervisão do Comando Europeu, que em 2003 organizou a iniciativa Pan-Saheliana, em razão da qual, os EUA enviaram boinas verdes (força especializada na colaboração com forças locais) a Mali e Mauritânia e infantes da marinha a Chad e Niger. As tropas treinadas pelos EUA têm mantido duras batalhas no Deserto do Saara com a guerrilha local vinculada ao Al Qaeda, o Grupo Salafista para a Predicação e o Combate.

4. O sistema continua agora sob o nome de Iniciativa Contraterrorista Transahariana, com um orçamento de 350 milhões de euros e numa área de ação que vai desde Marrocos até a Nigéria. Essa iniciativa está sendo dirigida desde a cidade alemã de Stuttgart, que é onde está o comando das forças dos EUA na Europa. Mas à medida que o novo Comando da África se expanda, seu quartel general se deslocará para algum lugar da região. Isso constitui um novo golpe ao Comando Europeu dos EUA, que já em 2004 perdeu a jurisdição de pontos quentes como Síria e Líbano.

5. A nova organização também fica com o comando sobre Quênia, Etiópia, Yibuti (onde os EUA tem uma base com a França), Sudão e Somália (recentemente bombardeada pelos aliados dos EUA). Por outro lado, o Comando do Pacifico lhe cede o controle sobre Madagascar e a República de Mauricio no Oceano Índico.

6. Uns 16% do petróleo que EUA importa hoje vem da África, e em 2015, serão 25%. Com isso a África venderá mais petróleo à economia mundial que o Oriente Médio. Grande parte deste petróleo está em mãos de cleptocracias - Guiné Equatorial, Angola ou Chad - ou de democracias débeis marcadas por tensões sociais e religiosas, como a Nigéria.

7. Enquanto isso, a China caminha para se converter no primeiro sócio comercial da África.

Nenhum comentário: