quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Lula, Bismarck e o velho truque…

Em 1850, o brilhante Otto von Bismarck era membro do parlamento prussiano, que estava num momento decisivo. A Alemanha estava então dividida e em guerra com a Áustria, a poderosa vizinha do sul que fazia de tudo pra impedir a unificação da Alemanha para mantê-la fraca. O Rei da época, Frederico Guilherme IV, era contra a guerra.

A sua vida toda, Bismarck fora um leal e até apaixonado defensor da força prussiana e da unificação alemã. Sonhava com o dia que a Prussia humilharia a Áustria após tanto tempo de opressão.

Por esse motivo, todos ficaram confusos quando Biscmarck no auge da febre da guerra, fez um discurso no parlamento que deixou a todos perplexos, por ser oposto a tudo que ele defendeu a vida toda. Falou a respeito das loucuras e brutalidades da guerra e até elogiou as ações da Áustria. Todos ficaram confusos, votos foram modificados e a guerra foi evitada.

Pouco depois do notório discurso de Bismarck, o rei, agradecido por ele ter defendido a paz, nomeou-o ministro de gabinete. Passado anos, tornou-se premier da Prússia. Neste papel, ele obteve o poder necessário para fortificar o país e o conduzi-lo a uma guerra contra a Áustria, aniquilando o antigo império e unificando finalmente a Alemanha com a Prússia na chefia. E foi exatamente o que fez.

Todo esse papo, pra dizer o seguinte: é um truque antigo na política alguém negar tudo que defendeu a vida toda para atingir o poder e aí sim fazer tudo que quer. Tenha isso em mente, ao ver os vídeos do Lula no show de calouros em 1989: Aqui e aqui.

Compare o Lula de 1989 ao Lula de hoje. Só os erros de português continuam iguais.

É claro que eu não comparo Lula ao brilhante Bismarck. Mas a tática é velha e certamente conhecida pelos “companheiros” Dirceu e Mendonça.

Nenhum comentário: