terça-feira, fevereiro 27, 2007

GLOBALIZAÇÃO E ESTRATÉGIA!

01. Se é impossível entender uma língua que não se conhece, mais grave é uns entenderem de uma forma expressões muito usadas em sua língua, que tem significado distinto para outros. Vários dos meus leitores têm me dado informações, feito críticas... mas nelas destacam-se duas expressões que são usadas com significados diferente conforme quem as usa. Nesse sentido entendo importante dizer o que entende por Globalização e por Estratégia.

02. Muitos usam Estratégia com o sentido de longo prazo. Assim quando se fala em Planejamento Estratégico pensam se tratar de planejamento em longo prazo. Não é assim. Planejamento em Longo Prazo é algo que você começa hoje para terminar algum tempo, digamos, quatro anos depois, num cenário sem mudanças que alterem sua decisão. Uma obra, um curso, um programa, etc...

03. Drucker repetia sempre que "estratégico é o que há de futuro no presente". Estratégico é um futuro incerto e que os elementos e indicações do presente permitem que se especule, se desenhe cenários, se faça previsões... em relação ao futuro e se atue em função disso, operacionalmente naquela direção. E no caminho se mantenha, corrija, ou se ajuste o cenário projetado. O estratégico é o incerto, sobre o qual se quer antecipar. Hilferding (final do século 19 e primeiro autor que tratou adequadamente do capital financeiro) introduziu uma expressão no vocabulário econômico: "lucro de fundador". Lucro de fundador é o sobre-lucro que se ganha sempre que se chegue na frente, num produto, processo ou atividade.

04. Num mundo como o de hoje, onde a inovação se dá a qualquer momento e em qualquer campo e onde o obsoletismo não tem prazo, chegar na frente é ser mais competitivo que os demais. É ser vanguarda. Nesse sentido - e mais do que nunca - pensar estrategicamente é o que diferencia a vanguarda econômica, política, social, cultural ou científica dos demais. Planejamento Estratégico é pensar um futuro incerto, definir objetivos em base a cenários desenhados, projetados e investir nessa direção (ajustando ou não no percurso).

05. Globalização NÃO É internacionalização. Essa está aí há centenas e centenas de anos. E se usar as atividades comerciais e mesmos as financeiras em relação ao PIB mundial, se pode garantir que em vários períodos o mundo foi mais internacionalizado que hoje.

06. Exagerando um pouco - mas nem tanto - poder-se-ia dizer que o núcleo da administração, da gestão é o processo de tomada de decisões. O demais são técnicas para as quais podem-se treinar rapidamente pessoas com conhecimento geral. Decidir exige experiência, informação, capacidade de comando, de trabalho em equipe, de interação, coragem, humildade, ousadia... Um CEO é um "decisor", basicamente. O demais delega a técnicos.

07. O processo de tomada de decisões até poucos anos atrás operava sob as restrições nacionais e de tempo e distância... Mas a revolução eletrônica mudou tudo isso. As fronteiras se tornaram inúteis para os bens imateriais como direitos e isso inclui moedas, títulos, comodities... que são ou se acoplam aos bens, serviços da nova economia. Com isso, o processo de tomada de decisões passou a poder usar progressivamente mais e mais recursos de todos os tipos - RTT - (materiais, humanos, financeiros, informacionais, tecnológicos, etc... etc...) independente de tempo e distância. São identificáveis em tempo real e acessáveis em tempo real.

08. Globalização é o processo de tomada de decisões, onde quem decide leva em conta quaisquer recursos - RTT - disponíveis, identificáveis e acessáveis em tempo real. Pode-se estar dentro da globalização no quinto andar e fora no segundo de um mesmo edifício. Pode-se estar na globalização num setor de uma empresa e não estar em outro setor. Portanto a globalização não divide o mundo em países, nem em regiões, nem em cidades, nem empresas a priori. Claro que quanto mais "decisores" estiverem globalizados num certo espaço (em casa, empresa, cidade, região, país), aumentará a probabilidade para que mais e mais "decisores" também venham a estar.

09. Insisto: pensar estrategicamente e em globalização vale para qualquer tipo de atividade. A política, certamente é uma delas. O pragmatismo na Política está transformando-a em uma loteria de personagens. O Brasil nesse sentido só tem regredido.

10. Qual o cenário para 2010? Projetando o estilo do primeiro governo e os elementos do início do segundo (que só acentuam os do primeiro governo) desenha um lastimável final de governo. Essa é minha visão estratégica. E as decisões tomadas em função disso o são levando em conta os RTT, especialmente a prática política nos demais paises, que são acessados e utilizados em tempo real, todos os dias, de forma a ir confirmando ou ajustando a visão estratégica a respeito. De novembro para cá - quatro meses - ou 8,3% de um período de governo- só se fez confirmar o cenário projetado.

Nenhum comentário: