sábado, maio 03, 2008

Senador Alvaro Dias recebe vice-presidente do Paraguai e discute transparência nas contas de Itaipu

O vice-presidente eleito do Paraguai, Federico Franco, que está no Brasil, foi recebido, nesta terça-feira (29/04), pelo senador Alvaro Dias (PSDB/PR), no gabinete da presidência do Senado. Segundo o senador, o encontro foi produtivo porque os dois países concordam que deve haver transparência nas contas de Itaipu. "Eu disse ao vice-presidente que em relação à transparência estamos juntos. A binacional Itaipu não presta contas a ninguém, nem ao Tribunal de Contas da União. É uma caixa preta que precisa ser auditada", disse o senador que é autor de um projeto prevendo transparência nas contas de Itaipu.
Tarifa de energia justa
No encontro com o vice-presidente, também prestigiado por outros parlamentares paranaenses, não foi discutida a revisão do Tratado de Itaipu, proposta pelo novo presidente paraguaio Fernando Lugo. "Essa é uma discussão do Poder Executivo. E nós (paraguaios e brasileiros) não estamos juntos em relação à mudança de tarifa, pois concordamos com o governo brasileiro que o preço é justo", disse Alvaro Dias.
Brasiguaios com títulos de propriedade serão respeitados
O senador disse ao vice Federico Franco que a mudança de expressão na política do Paraguai tem provocado insegurança nos proprietários rurais brasileiros que vivem no país vizinho e que, na opinião dele, a segurança tem que ser um requisito fundamental na relação entre os dois países. Para o vice, não há motivo para preocupação. "A relação entre Brasil e Paraguai é muito boa e continuaremos nos tratando como sócios e aliados", disse Federico.
Alvaro Dias também disse ao novo vice-presidente que mais de 500 mil brasiguaios vivem no Paraguai e ouviu uma boa notícia: "Federico Franco nos disse que foi criada uma comissão para discutir a situação dos proprietários rurais e nos garantiu que aqueles que têm documentos de propriedade serão respeitados".

Nenhum comentário: