quinta-feira, maio 08, 2008

OS LIBERAIS BRASILEIROS OU "LUZIAS”! E A FEDERAÇÃO!

1. No segundo império a divisão política entre liberais e conservadores ganhou a denominação de "luzias" e "saquaremas". A expressão LUZIAS foi adotada, inicialmente de forma pejorativa, em função da Batalha de Santa Luzia em MG, onde as tropas do Império derrotaram os liberais liderados por Teófilo Otoni no inicio dos anos 1840, que haviam se insurgido contra a nomeação de um gabinete conservador, atropelando a maioria liberal que havia dado a solução para a crise da Regência, com a maioridade do Imperador.

2. Poucos anos depois, na metade dos anos 1840, com os liberais ou luzias assumindo outra vez o gabinete e havendo pressões sobre as eleições, o presidente do Partido Conservador no Estado do Rio, deu cobertura a seus eleitores especialmente na Vila de Saquarema. Após isto - e também de forma pejorativa, os conservadores no Brasil todo foram chamados de SAQUAREMAS ou protegidos.

3. Os chamados liberais brasileiros no Império, nada tinham a ver com o que hoje se chama de liberais, em função da liberdade de mercado, abertura das economias e estado apenas com funções precípuas. Nada disso diferenciava muito Luzias e Saquaremas.

4. A diferença básica estava na autonomia das Províncias (Estados hoje). Os luzias defendiam um sistema federativo com poder definido e autonomia relativa para as Províncias. É provável que o Império tivesse sobrevivido ou pelo menos tivesse seu tempo muito alargado, se adotasse um sistema federativo, na linha do que se esboçou durante a Regência, ainda na menoridade de D.Pedro II. Depois, a República Velha deu mostras disso.

5. Hoje os Democratas - DEM - sabem que esta sua raiz federativa permanece, e explica muito mais o partido que o liberalismo ortodoxo. Em torno do relançamento da Federação, o DEM vai crescer. A Federação - tanto nos governos FHC como Lula - vem sendo atropelada pela saga centralizadora federal. O Senado - deixou de lado suas funções constitucionais de reflexo da Federação e funciona como uma poderosa Câmara de Deputados de 81 membros.

6. Um dos vetores estratégicos do DEM a partir de seu congresso de refundação em 2004, e principalmente depois da renovação de seus dirigentes, é exatamente retomar a questão federativa, reforçar o senado em suas funções constitucionais, obstruir a permanente invasão de competências realizada pelo ministério da fazenda e relançar a Federação em bases muito mais avançadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei :D