segunda-feira, maio 05, 2008

EFEITO DISNEY: UM INDICADOR PERIGOSO!

1. A MCM - consultores - mostra em estudo recente, que a combinação da valorização do real com a deterioração dos termos de troca, coincidiu com a profundidade das repercussões da crise externa de 1997/98 sobre a economia brasileira.

2. No domingo o Estado de SP publicou matéria informando que gastos de viagem cresceram 50% nos últimos 12 meses.

3. Entre o ultimo trimestre de 1997 e o ano de 1998 o dólar flutuou entre 1,10 reais e 1,20 reais. A conta de Turismo teve o pior resultado na historia econômica brasileira: um déficit que oscilou entre 4,3 bilhões de dólares e 4 bilhões de dólares ao ano em médias móveis de 12 meses.

4. Em fevereiro de 2008 com o dólar chegando a 1,68 reais, o déficit na conta de Turismo nos 12 meses anteriores, alcançou 3,78 bilhões de dólares.

5. O real valorizado ajuda a segurar a inflação, especialmente neste momento com o IPA anualizado aproximando-se de 13%. Ajuda a aumentar o salário real e dar - principalmente - á classe média uma sensação de conforto. Ajuda a popularidade do presidente. Mas - se a onda sub-prime chegar por aqui na forma de desajustes financeiros, ou de queda acentuada do crescimento, os felizes consumidores e empregados do Parque da Disney, vão sair do Castelo Encantado e vão entrar no Túnel do Terror.

Nenhum comentário: